domingo, 10 de abril de 2016

As Criaturas Mais Temidas da Idade Média - Sereias

   Na Idade Média(476 d.c-1500), muitas lendas sobre terríveis monstros e criaturas se popularizaram entre os camponeses, guerreiros e até mesmo entre os membros das cortes burguesas.
   Histórias sobre as mais diversas criaturas eram contadas nas tavernas, pela boca de guerreiros, bêbados ou mesmo pelas poéticas canções cantadas pelos Bardos.



Sereias


   É farta a quantidade de contos, relatos e poemas envolvendo sereias. É fato que estas belas criaturas foram vistas como monstros ao longo de séculos, não só na Inglaterra medieval mas também em várias partes do mundo. Fato comprovado através de transcrições do folclore de vários países, como como exemplo o folclore brasileiro, no qual temos a presença de Iara, a mãe das águas, uma sereia habitante do do Rio Amazonas.

   O primeiro registro conhecido de sereias envolvidas em catástrofes marinhas está presente na Poesia Épica "A Odisseia" de Homero (Séc.VIII a.c), no qual "Homero" retratada a aventura de Odisseu(ou Ulisses, como é popularmente chamado), que após destruir a cidade de troia, vagueou por cerca de dez anos através dos mares e que durante está jornada teria, além de conhecer muitos povos e costumes, encontrado sereias e então tornara-se o único homem que teria sobrevivido a um ataque de sereias.
   Na França Medieval era popular a lenda de Melusina(também chamada de Melusine ou Mélisande). Tratava-se de um personagem do folclore local, descrita como tendo cabeça e torso de uma bela jovem, asas de dragão e metade inferior do corpo de uma serpente gigante.  


   Já na Heráldica, tanto francesa quanto britânica, Melusina ficou conhecida por ser uma sereia de calda dupla. (Eu particularmente prefiro a versão original, essa porra mete medo até em soldado russo... A versão heráldica é só uma sereia deficiente.)





A Lenda

   A popular lenda francesa da Melusina, tornou-se ainda mais famosa na Europa quando Jean d'Arras lançou o mais famoso conto de Melusina (1382-1394).
Abaixo deixo um resumo do conto:

 Melusina era filha de uma fada das fontes, chamada Pressina, e de uma rei mortal, Elinus da Albânia (Escócia). Quando os dois se casaram, a fada exigiu que ele não a visse no momento do parto, mas ele quebrou a promessa. A esposa e suas três filhas, Melusina, Melior e Platina, o abandonaram e retornaram à corte das fadas.
  Quando essas filhas assumiram seus plenos poderes sobrenaturais, vingaram-se do pai, prendendo-o para sempre em uma caverna da Nortúmbria (norte da Inglaterra). Pressina, a mãe, ao descobrir o que elas haviam feito, amaldiçoou-as. Melusina seria transformada da cintura aos pés em uma serpente d'água, uma vez por semana. Jamais experimentaria o amor até que encontrasse alguém que concordasse em não vê-la nesse dia. Se essa promessa fosse quebrada ela seria condenada a existir para sempre nessa forma horrenda.
  Melusina conheceu o Conde Raymond de Poitou e casou-se com ele, que lhe construiu o castelo de Lusignan. A maioria de seus filhos nasceram com alguma deformação, como dentes exageradamente grandes, mas os dois últimos nasceram normais. O conde, então, quebrou a promessa. Melusina saltou das torres do castelo para a eternidade como uma mulher-serpente alada e deixou para trás os filhos, dos quais supostamente descenderam os ancestrais da monarquia francesa.

Habilidades

   As habilidades das sereias são conhecidas nos quatro cantos da terra. As sereias emergem a superfície nas noites de névoa forte, e na névoa fazem seu refúgio, onde aguardam até que uma embarcação passe por ali e com suas lindas vozes entoam cânticos serenos, harmoniosos e sedutores, hipnotizando os marinheiros e fazendo-os chocar seus barcos contra recifes para leva-los para as profundezas.

Sereias Existem?

   A existência de sereias é ponderada há séculos por estudiosos crédulos de sua existência e por céticos, cada um tentando mostrar que sua teoria é real.
  Recentemente o Discovery Channel exibiu dois documentários que abordam o assunto e nos mesmos a equipe supostamente prova a existência de sereias. O documentário causou um rebuliço na internet, ovacionado por muitos mas também criticado e ridicularizado por uma quantidade equivalente ou maior de pessoas.
   O canal acabou perdendo credibilidade pois os órgãos responsáveis tiveram que se pronunciar a respeito para acalmar os ânimos, pois aquelas informações levaram a muitos conflitos entre crédulos e céticos.
   

   Em comunicado, a Administração Nacional de Oceanos e Atmosferas dos Estados Unidos(NOAA), precisou negar a existência destes seres mitológicos. A seguinte menção foi feita pelo órgão oficial NOAA:

"Não temos evidência alguma de que tenham encontrado humanoides aquáticos"

   Infelizmente o documentário é falso e não demorou muito até que isso viesse à tona. No dia 30 de maio de 2013 às 20:08 (horário de Londres) O Daily Mail trouxe notícias um tanto chateantes, pois em sua matéria o jornal nos informa que as "sereias" fotografadas eram falsas e que o biólogo Dr. Paul Robertson, que durante o documentário clama ser um ex-cientista da NOAA, é na verdade um ator. broxante, não?
   Leia aqui a matéria do Daily Mail.
   


   Nos dias de hoje, as sereias são mera lenda para muitos, realidade para outros, em outros casos as sereias existem como entidades religiosas e até mesmo como símbolo de cidades, como é o caso da bela cidade de Varsóvia, na Polônia.

7 comentários:

  1. Respostas
    1. kkkk
      É sinistra essa tal de Melusina kkk
      Mais pra frente farei um post sobre as harpias e neste post falarei um pouco da imagem das sereias na mitologia grega, aquelas são bizarras ainda kkkk

      Excluir
  2. Gostei muito Luiz! Excelente trabalho. De seu irmão ��

    ResponderExcluir
  3. Meus parabéns pelo excelente trabalho!!
    É exatamente isso que os internautas precisam, informações com segurança de modo clara e objetiva.
    Continue assim, pois a partir de hoje sempre estarei antenado em suas publicações.

    ResponderExcluir