terça-feira, 23 de agosto de 2016

As Criaturas Mais Temidas da Idade Média - Leshy

   Na Idade Média(476 d.c-1500), muitas lendas sobre terríveis monstros e criaturas se popularizaram entre os camponeses, guerreiros e até mesmo entre os membros das cortes burguesas.
   Histórias sobre as mais diversas criaturas eram contadas nas tavernas, pela boca de guerreiros, bêbados ou mesmo pelas poéticas canções cantadas pelos Bardos.


Leshy

Ilustração moderna de uma Leshy
   Oriundo da mitologia eslava, o Leshy é um espírito protetor das florestas e dos animais. Não há dados que apontem ao certo o período e local de sua origem, mas sabe-se que a lenda já era muito forte em toda a região séculos antes do cristianismo começar sua entrada na Europa.
   A criatura é descrita como um humanoide muito alto que sempre ostenta longos cabelos e barba feitos de grama verde e vívida. Geralmente seu corpo é misto entre corpo humano e partes de árvores; em algumas descrições ele aparece como um humanoide totalmente coberto por uma pelagem verde e ostenta em sua cabeça um par de chifres de cervo. Em ambas as descrições, seu rosto possui um tom azulado (tonalidade causada por seu sangue azul) e seus olhos apresentam um tom verde brilhante. Geralmente aparecem carregando clavas ou outras armas de madeira, o que mostra sua soberania na floresta. Sua relação com os animais é muito íntima, mas entre todos os animais, os mais próximos de um Leshy e que quase sempre o acompanha, são os lobos cinzentos e os ursos.

   Até o século VI, o Leshy era uma criatura conhecida apenas pelos povos eslavos, mas a partir desse período as histórias sobre a criatura começaram a se espalhar, pois o cristianismo havia chegado na região e já começava sua disseminação. O eslavos foram lentamente convertidos à nova religião, passando por um lento processo que se iniciou por volta do século VI e se estendeu até o século X; nesse período, as crenças pagãs dos nativos foram lentamente se perdendo ou sendo "adequadas" ao cristianismo. Infelizmente, o Leshy não escapou desse processo.
Ilustração moderna de um Leshy segurando sua clava e acompanhado por um lobo cinzento

   Inicialmente, o Leshy era uma espécie de espírito que passava sua vida dedicado à proteção das florestas e dos animais; além de ter o costume de fazer algumas brincadeiras com qualquer um que passasse por sua floresta, ele poderia ser muito perigoso para os que prejudicassem a mesma. Após a chegada do cristianismo, a criatura passou a ser  considerada um demônio da floresta, ao qual foram atribuídas muitas mortes e desaparecimentos que ocorriam. Essa mistura de informações e definições entre o Leshy pagão e o Leshy cristão acabaram por se confundir e hoje é difícil dizer se a criatura sempre tivera um lado maquiavélico, como descrito pelos cristãos, ou se em algum tempo fora visto como um ser sábio e gentil.
   Sem mais delongas, vamos para o próximo tópico!

O Leshy Pagão

Ilustração moderna de um Leshy
   De acordo com o paganismo eslavo, o Leshy é a entidade responsável por proteger as florestas e seus animais contra qualquer ameaça externa. A criatura é extremamente ligada à natureza e de certa forma "atada" à sua floresta, e essa ligação é tão forte que faz com que o Leshy fique "preso" ao local. Explicando de maneira prática: Os Leshy vivem no centro exato das florestas, onde seus poderes mágicos são muito maiores e eles chegam a ser tão altos quanto a maior árvore do local, mas á medida que eles se afastam dessa região, eles perdem força e tamanho, e ao chegar nos limites da sua floresta, a criatura estaria tão pequena a ponto de poder se esconder embaixo de uma folha. Ainda na visão pagã, eles não são capazes de dividir seu território com outros Leshy, pois cada floresta precisa de apenas um protetor, e caso dois semelhantes acabem na mesma floresta, eles entram em um combate onde o vitorioso se torna o protetor local e o perdedor deve partir; mas as criaturas não vivem sozinhas, pois além da companhia dos animais, eles também formam famílias, onde as fêmeas são chamadas de Leshachikha ou Leszachka, e seus filhos são chamados Leshonky.
Ilustração tradicional de um Leshy

   Os Leshy são criaturas muito gentis e sábias, e quando um humano é digno, eles não hesitam em ensinar-lhes muitas coisas, como habilidades de caça, plantio e colheita, e até mesmo algumas habilidades mágicas. Em raros casos, permitem que os humanos vivam em seus domínios, desde que não ofereçam qualquer ameaça ao ecossistema local. Porém, mesmo diante de um ser tão benevolente, ainda existem aqueles humanos que abusam da natureza e acabam despertando um lado mais obscuro do Leshy, pois as criaturas protegem suas florestas a todo custo e não medem esforços para mantê-las à salvo. Mas são raros os casos em que um Leshy usa de violência, na maioria das vezes eles usam sua magia para "pregar peças" nos lenhadores ou qualquer grupo de humanos que ofereçam perigo à natureza. Essas brincadeiras vão desde de sumir com a cabeça de metal dos machados ou outras ferramentas, até desaparecer com os caminhos, deixando as pessoas confusas e perdidas na floresta. Esse comportamento se tornou uma marca registrada do Leshy, revelando-o como um ser brincalhão.
   ¹Dizem ainda que, mesmo sendo um espírito benevolente, quando a criatura começa a "brincar" com os humanos, ela acaba perdendo a linha entre diversão e sadismo, acidentalmente levando muitas pessoas à morte.


¹Essa informação é incerta, pode ter sido difundida com a chegada do cristianismo, afinal esse comportamento é fora de contexto para qualquer espírito protetor das florestas na mitologia eslava.

O Leshy Cristão

Ilustração de um Leshy, de acordo com a visão cristã, faltando apenas o par de chifres

   Tudo mudou com a chegada do cristianismo, e o então espírito protetor das florestas se tornou um demônio que as habitava. Ele manteve algumas características antigas, como os cabelos e barbas de grama, mas agora ele era descrito como um humanoide gigante e de pele totalmente azulada, que leva dois grandes chifres em sua cabeça.
   Os cristão o veem como um demônio que protege as florestas e animais, porém seus métodos são mais selvagens e impiedosos. O Leshy, aos olhos do cristianismo, ataca qualquer transeunte, independente de suas intenções. Os ataques acontecem de maneiras muito cruéis, sempre utilizando de suas "brincadeiras". O método mais cruel usado por esse demônio, e talvez o mais conhecido, é feito com uma de suas habilidades mágicas, que lhe permiti imitar a voz de entes queridos dos andarilhos, como se estivem sofrendo ou em perigo, o que os leva a procurar desesperadamente pela pessoa querida. Assim o andarilho acaba indo cada vez mais fundo na floresta, e o Leshy aumenta a periculosidade das brincadeiras, levando muitos à morte.
   De um modo geral, o Leshy se tornou uma criatura maquiavélica e sádica, que sempre se divertindo com o sofrimento humano (um costume nada incomum para um demônio). Diante de tal risco, as pessoas começaram a tentar entender mais, conhecer mais, criar mais, e disso tudo surgiram vários métodos de proteção e até mesmo a possibilidade de ser realizado um pacto com esse demônio. Então vamos saber mais sobre isso?
Ilustração de um Leshy no jogo The Witcher 3

Métodos de Proteção


   Os cristão criaram vários métodos para se proteger do Leshy, mas apenas três sobreviveram à passagem do tempo, e são esses que veremos abaixo:

  • O sinal da cruz, obviamente, afasta qualquer demônio. Se feito várias vezes e com fé, o Leshy acabará te deixando em paz.

  • O segundo método é bastante útil quando você percebe que está perdido na floresta e pode estar sob influência da magia do Leshy. Nesse momento você deve imediatamente sentar-se à sombra de uma árvore e tirar todas as suas roupas, em seguida vesti-las do avesso. O mesmo deve ser feito com os sapatos, você deve calçar o pé esquerdo no direito e vice-versa. Ao fazê-lo, o espírito verá que você sabe o que está se passando e, em respeito à sua sabedoria, ele te libertará de seus jogos.
  • O terceiro método é bem radical, e eu não aconselho ninguém a fazer algo assim. Mas enfim, vamos lá: Esse método deve ser usado quando tudo mais falhar. Basicamente, esse método consiste em "pisar no calo" do Leshy. Você deve procurar folhas e galhos secos, a fim de fazer uma fogueira. Essa fogueira precisa ser feita próxima à árvores, de um modo que o fogo se alastre para elas. Ao iniciar o fogo, você deve correr o mais rápido que puder, pois o Leshy ficará muito furioso e pronto para te matar na primeira oportunidade, mas acima disso, ele ficará preocupado com a floresta e irá se concentrar em apagar o fogo. Nesse curto momento, os jogos do Leshy perdem o efeito e será sua deixa para fugir.

Pacto Com O Leshy

Ilustração moderna de um Leshy em conversação com uma garota

   Assim como a maioria das entidades demoníacas presentes no cristianismo, o Leshy também oferece a possibilidade de pacto, no qual concorda em ensinar ao "novo amigo" os segredos da magia. Fazendeiros e pastores também costumavam fazer pactos com o Leshy, para que este protegesse suas plantações e criações. O ritual é muito simples: o primeiro passo é ganhar a confiança do Leshy, pois todos são muito desconfiados, e pra fazê-o basta entrega-lo o crucifixo que você carrega no pescoço. Isso mostrará o quão disposto você está para essa aproximação. O segundo passo consiste em ir à igreja, participar da Santa Ceia, e em seguida voltar para a floresta e partilhar sua comunhão com o Leshy. E assim o pacto estará feito.

Habilidades

Ilustração fantástica de um Leshy
   Algumas das habilidades do Leshy já foram descritas ao longo texto, mas esses espíritos ainda tem muito mais em suas mangas. Segue abaixo uma lista com as habilidades mais conhecidas do Leshy.

  • Um Leshy possui a habilidade de infectar os transeuntes com qualquer doença oriunda da floresta.
  • São responsáveis por controlar as migrações de todos os animais em seus domínios.
  • São capazes de assumir a forma de qualquer animal ou vegetal.
  • Conseguem aumentar e diminuir seu tamanho voluntariamente.
  • Também são capazes de assumir a forma humana, geralmente aparecendo como camponeses.

Conclusão

   Ao longo dos anos, o lado pagão da criatura foi morrendo e o lado cristão foi ganhando mais vida. A criatura chegou a ser citada em uma edição do livro francês de demonologia: Dictionnaire Infernal (publicado entre os anos de 1818 e 1863). Mas o tempo continuou a passar, e as correntes da igreja começaram a enferrujar e se quebrar. Felizmente, isso trouxe de volta muito do que havia sido esquecido, e as culturas antigas passaram a ser vistas com outros olhos. E assim, o Leshy voltou a ser visto por muitos como um espírito protetor, e não como um demônio zombeteiro da floresta, como a igreja havia o classificado.
   O Leshy se tornou muito famoso na cultura moderna, estando presente em inúmeros jogos, livros, filmes e animações. Referências singelas como sua aparição em Quest For Glory IV (1993), outras em jogos de maior expressão, como em Final Fantasy XI (2002), e até em jogos atuais, como em The Witcher 3 (2015), entre várias outras.
   A maior homenagem feita a essas criaturas, apesar de não declarada, é a realizada por Tolkien, escritor das série de livros e filmes O Hobbit e O Senhor dos Anéis. Nela há uma raça chamada Ent, essas criaturas possuem uma descrição quase idêntica a do Leshy.
Foto de um Ent, em Senhor dos Anéis


Por hoje é isso pessoal! Se curtiram a matéria, deixem seu comentário aí em baixo e compartilhem essa matéria com seus amigos!

Clique aqui e curta nossa página no facebook!
Se você curtiu a ideia ou tem alguma sugestão, deixe aí nos comentários, ou colabore conosco nos enviando conteúdo e sugestões em: ytdragaobebado@gmail.com

Deixe seu e-mail no campo "Inscreva-se!" no topo da página para receber as novidades!



Nenhum comentário:

Postar um comentário