sexta-feira, 19 de agosto de 2016

6 Incríveis Armas Indianas

   A Índia medieval viveu conflitos constantes, e num cenário de guerras que escorriam por todos os cantos do país, a inovação nas tecnologias de combate se tornou uma necessidade. E nesse período a Índia desenvolveu uma série de armamentos incríveis e extremamente letais! Aqui trago uma breve lista com seis incríveis armamentos indianos e algumas informações sobre eles.

Sem mais delongas, vamos a lista:

Pata

Foto mostrando a espada indiana Pata em vários ângulos.

   Muito popular a partir do século XVII, a Pata era uma das armas mais letais utilizadas pelos guerreiros do Império Marata (1674 - 1820). A arma é uma espada de cabo curto com guarda embutida; é muito versátil e o tamanho de sua lâmina pode variar entre 25 a 101 centímetros. Forjada com as técnicas do Metal Damasquino (que consiste em forjar artefatos a partir da fusão de metais totalmente distintos, geralmente ferro e ouro ou ferro e prata), a Pata possui enorme
resistência e capacidade de perfuração, por esses motivos era muito usada tanto por soldados da cavalaria pesada, quanto por soldados do infante que visavam abater inimigos da cavalaria pesada.
   Os soldados Marata eram treinados para utilizarem duas Patas em combate, mas em alguns casos o soldado utilizava a espada, acompanhada por uma outra arma, como machado ou lança. Entretanto, a arma era muitas vezes polpada para um momento de vida ou morte, e os soldados eram treinados para usar a poderosa espada para causar o maior número de baixas antes de serem abatidos.



Chakram

Personagem Xena segurando dois tipos de Chackram

   Esta é, com certeza, a mais famosa de todas armas do arsenal indiano. O Chakram é uma poderosa arma de arremesso. Ha indícios de que a arma tenha sido desenvolvida pelo exército Persa e então herdada pelos indianos. O Chakram é um círculo de metal, geralmente oco no centro, com arestas de corte afiado em toda sua extremidade externa. Segundo especialistas, a arma tem poder para facilmente decapitar humanos. A arma foi levada à Europa nos primeiros séculos depois de cristo, mas os europeus não conseguiram desenvolver habilidades suficientes para usar o artefato em combate, e mais tarde passou a ser usado como um brinquedo, dando origem ao famoso frisbee.
   A arma ficou muito famosa no mundo todo graças a sua notoriedade no seriado norte-americano "Xena, a Princesa Guerreira"; produzido na Nova Zelândia.

Madu, Os Chifres de Faquir

Foto de um Madu

   De acordo com as regras do induísmo, os Faquir (homens castos que dedicam a vida a realizar feitos de resistência) não eram autorizados a utilizar armas, mas a vida desses homens não era nada fácil e eles precisavam se defender, e foi para isso que eles desenvolveram o Madu. A arma é feita a partir de chifres de uma espécie típica de cervos da região. Consiste em um pequeno círculo de ferro que protege a mão do usuário, em suas extremidades possui chifres de cervo apontados em direções opostas. A pesar de não ser considerada uma arma, o Madu era excelente para golpes rápidos e penetrantes, similar a uma adaga, e ainda assim era considerada um artefato defensivo.
Praticantes de Maan Kombu

   Graças à sua forma, a arma deu origem a vários tipos de escudos que eram mais ofensivos do que defensivos, assim como ela. Atualmente, a arte marcial que utiliza o Madu ainda é praticada, contudo o estilo de luta chamado Maan Kombu (chifres de veado) está definhando lentamente, pois as leis ambientais proíbem a utilização dos chifres dos animais.

Katar

Foto de um Katar de Lâmina única

   O Katar é outra arma indiana que é famosa em todo o mundo e muito aclamada em jogos de combate corpo-a-corpo. A arma foi desenvolvida inicialmente para a elite indiana (portar um Katar naquele período mostrava um status elevado, tal como o de portar uma katana no Japão), e mais tarde passou a ser muito usada por mercenários, assassinos e guerreiros furtivos. A arma é composta por uma lâmina que varia entre 30 a 90 centímetros (em algumas variações a arma possui três lâminas curtas) e um bracelete de aço inteiriço que protege o punho do portador e dá muita liberdade de manuseio. A arma é muito leve e isso fornece uma agilidade incrível ao portador, mas apesar do baixo peso, o Katar é excelente para perfurar armaduras pesadas, dando ao guerreiro uma capacidade marcial que chega a parecer trapaceira!
Foto de um Katar-Pistola

Curiosidade: Por volta do século XVIII os indianos criaram um tipo de Katar que possuía duas pistolas de tiro único adaptadas em suas laterais, a ideia era perfurar o oponente e então disparar os tiros a queima-roupa. Apesar da brutalidade assustadora do chamado "Katar-Pistola", a arma não se popularizou.

Haladie

Foto de uma Haladie

   A Haladie é uma das armas mais letais utilizadas na Índia antiga, provavelmente só é menos letal que a próxima arma dessa lista. Desenvolvida no próprio país, a Haladie era marca registrada de um dos mais honrados clãs guerreiros da região: os Rajput. A arma é formada por duas lâminas curvas e de médio porte, ligadas a um único cabo. A arma podia tanto ser utilizada em arremessos quanto em golpes cortantes ou perfurantes. Graças a fama dessas armas, os Rajput ganharam ainda mais respeito e prestígio na sociedade indiana.
   Algumas variações da arma possuíam um escudo em uma das faces do cabo para proteger a mão do usuário, e nesses escudos eram muitas vezes anexadas uma terceira lâmina, tornando o Haladie ainda mais letal. Geralmente os guerreiros utilizavam o Haladie em uma das mãos e uma Cimitarra na outra.

Urumi

Guerreiro com dois Urumis de múltiplas lâminas

   E por ultimo, não menos importante, e muito mais letal, temos o Urumi. A arma é originaria da região sul da Índia, e é considerada uma das armas brancas mais perigosas do mundo. O Urumi é uma espada de lâmina flexível como um chicote, sua lâmina mede entre 121 a 167 centímetros; ela é considerada também a arma mais difícil de se manusear em todo o mundo, e por esse motivo ela só é ensinada aos mais experientes praticantes das artes marciais indianas, pois o risco de auto-ferimentos é muito grande.
   Como se não bastasse a espada ser flexível como chicote e exageradamente grande, ela também pode ser usada com múltiplas lâminas e em dual! Isso mesmo, uma espada em cada mão!
    Os praticantes amistosos utilizam o Urumi junto a um escudo. Os movimentos do Urumi são largos e graciosos como os de um Mangual. Quando não está em uso, os guerreiros costumam carregá-la enrolada em suas cinturas.
    A arma é simplesmente bizarra! Eu não vou falar mais nada, assistam o bigode dando uma palinha dessa espada-chicote e deixem sua opinião aqui nos comentários!

Por hoje é isso, até a próxima!


Clique aqui e curta nossa página no facebook!
Se você curtiu a ideia ou tem alguma sugestão, deixe aí nos comentários, ou colabore conosco nos enviando conteúdo e sugestões em: ytdragaobebado@gmail.com

Deixe seu e-mail no campo "Inscreva-se!" no topo da página para receber as novidades!


Nenhum comentário:

Postar um comentário