A mitologia brasileira é repleta de histórias incríveis e únicas que provém dos ancestrais indígenas dessas terras. Mas além de tudo o que já provém de nosso povo nativo, possuímos também inúmeras adaptações de contos e mitos estrangeiros, principalmente africanos e europeus. Graças a toda essa osmose cultural existente no Brasil, hoje nós podemos nos orgulhar de termos um dos mais belos conjuntos de literatura oral de todo o mundo.
Nessa série de publicações nós visamos reunir o maior número de conteúdos relacionados a nossa rica mitologia. E já aproveito para lembrar, se você tiver qualquer sugestão, é só nos enviar que atenderemos com prazer.
Sem mais enrolação, vamos ao que interessa:
Bradador
![]() |
Ilustração de um Bradador, artista: Felipe Menegheti |
Surgida na região Centro-Sul do Brasil, o Bradador é uma das mais peculiares criaturas da nossa mitologia. A criatura não possui forma física, e caso possuísse não seria possível acertar sua aparência, pois as lendas dizem que o simples fato de ver um Bradador, olhar pra ele, causaria morte imediata. No entanto, a espécie de entidade é uma anomalia, pois não é considerada um fantasma, espírito, divindade, anjo ou demônio; por esses motivos, muitos assimilam o Bradador a um tipo de duende.
![]() |
Estátua de um duende (eu acho x.x) |
Mas, afinal, o que faz este tal Bradador?
A resposta é simples e estranha: a criatura, ao fazer suas aparições, sai em uma correria histérica pelas redondezas, enquanto grita feito alguém desesperado. A situação é tão horripilante que dizem que após a aparição do Bradador, criatura alguma consegue voltar a dormir, seja humano ou animal.
Nenhuma outra criatura da mitologia brasileira pode representar melhor esse traço de histeria e terror do que o próprio Bradador. Entretanto, por mais espalhafatoso que pareça, a criatura possui uma pontualidade quase religiosa para suas aparições, e só da o "ar da graça" à meia noite em ponto de todas as sextas-feiras.
Então, meu caro amigo, se você vive nas regiões sul e sudeste do Brasil, e principalmente se vive em zona rural, talvez você já tenha ouvido um brado aterrador e inexplicável que surge do nada. Há quem trate como mera lenda, mas há quem encare como coisa séria, então se você já ouviu algo que acredita ser o som da criatura e quiser compartilhar conosco, sinta-se à vontade para comentar ou nos enviar seu relato por e-mail. Vamos para o próximo tópico!
Origens
As duvidas sobre as origens do Bradador se dividem em duas linhas: de onde vem a criatura? E de onde vem a lenda?
Bom, a primeira pergunta é mais fácil de responder: Segundo a maioria dos especialistas, o Bradador origina-se, em regra, do corpo mumificado de algum cadáver incorrupto, sendo, por isto mesmo, também chamado de "corpo-seco". De acordo com esta teoria, o Bradador seria uma espécie de corpo andante, mas que não é regido pela alma do antigo dono do corpo, assemelhando-se com os "zumbis" haitianos ou as múmias egípcias. Essa teoria reforça a possibilidade de que a inexistência da forma física do Bradador seja apenas uma metáfora que remeta à ideia de que ninguém vê a criatura e sobrevive para contar.
![]() |
Ilustração de um tipo de zumbi, usada aqui com fim meramente ilustrativo. Artista desconhecido. |
A segunda pergunta é mais complicada de se responder, e sua resposta consegue ser mais cheia de teorias do que a primeira: É possível que a lenda do Bradador tenha sim surgido no Brasil, mas essa possibilidade é muito remota, pois esse tipo de criatura é muito comum em outras mitologias, e em especial na Portuguesa, onde a criatura equivalente é chamada de "Zorra Berradeira", e ela é, provavelmente dez vezes mais escandalosa que o nosso Bradador. Por terem sido nossos colonizadores, é provável que os portugueses tenham trago a lenda consigo, mas isso não descarta a possibilidade de a lenda ter surgido aqui e ter sido meramente alterada por influência externa.
Conclusão
Com o passar dos anos, a lenda do Bradador perdeu força em muitos lugares e, consequentemente, se tornou uma das muitas histórias esquecidas de nossa rica mitologia. Eu reuni nesse post a maior e melhor quantidade de conteúdo que consegui. Se vocês souberem de mais algum traço importante dessa lenda, por favor, sintam-se à vontade para compartilhar conosco, seja via comentário ou e-mail!
Por mais que a criatura não seja "mainstream" como o Carbúnculo, ela também recebeu algumas homenagens em itens expressivos da cultura popular: No MMORPG Cabal Online, o Bradador é um monstro secreto que aparece na Torre dos Mortos 1SS, quando você escolhe uma sequência incorreta de lampiões, abaixe o som do seu PC, pois o brado das criaturas é realmente alto e perturbador! É provável que existam mais algumas referências em jogos e filmes, mas até o momento eu desconheço.
E você, o que achou dessa criatura bizarra que vive em nossas terras? Deixe sua opinião aí nos comentários e compartilhe essa matéria com seus amigos!
Fontes: Livro: As 100 Melhores Lendas do Folclore Brasileiro
Clique aqui e curta nossa página no facebook!
Se você curtiu a ideia ou tem alguma sugestão, deixe aí nos comentários, ou colabore conosco nos enviando conteúdo e sugestões em: ytdragaobebado@gmail.com
Se você curtiu a ideia ou tem alguma sugestão, deixe aí nos comentários, ou colabore conosco nos enviando conteúdo e sugestões em: ytdragaobebado@gmail.com
Deixe seu e-mail no campo "Inscreva-se!" no topo da página para receber as novidades!
ATENÇÃO!
Este artigo é protegido pela lei de Direitos Autorais N° 9610 de 19 de fevereiro de 1998.
A reprodução total ou parcial deste artigo, para fins comerciais ou não e em qualquer meio de comunicação, sem a prévia autorização do autor, está sujeita as medidas legais e disputas por apropriação intelectual.
Nenhum comentário:
Postar um comentário