quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Mitologia Brasileira - Carbúnculo

   A mitologia brasileira é repleta de histórias incríveis e únicas que provém dos ancestrais indígenas dessas terras. Mas além de tudo o que já provém de nosso povo nativo, possuímos também inúmeras adaptações de contos e mitos estrangeiros, principalmente africanos e europeus. Graças a toda essa osmose cultural existente no Brasil, hoje nós podemos nos orgulhar de termos um dos mais belos conjuntos de literatura oral de todo o mundo.
   Nessa série de publicações nós visamos reunir o maior número de conteúdos relacionados a nossa rica mitologia. E já aproveito para lembrar, se você tiver qualquer sugestão, é só nos enviar que atenderemos com prazer.
   Sem mais enrolação, vamos ao que interessa:

Carbúnculo

Ilustração moderna de um Carbúnculo

   O Carbúnculo é uma criatura mitológica oriunda do Rio Grande Sul, onde o mito ainda é muito forte. De acordo com os mitos, um Carbúnculo é uma besta que geralmente aparece na forma de animais pequenos, principalmente lagartos e cachorros, além de poder assumir outras formas.
   Por mais que a metamorfose da criatura seja notável, a real peculiaridade do Carbúnculo está bem no meio de sua testa: Essas criaturas carregam na fronte uma espécie de rubi "flamejante". É dito por todos que repassam o mito que essa pedra é de um vermelho tão intenso, que seu brilho é capaz de cegar momentaneamente. Além dos raios de luz, o rubi na testa do Carbúnculo era responsável por lhe conferir algumas habilidades mais, tais como sentir as emoções e o caráter das pessoas.
Ilustração moderna de um Carbúnculo
   Essa habilidade de "escanear" as pessoas era muito útil pro Carbúnculo, pois o rubi em sua testa era também um grande símbolo de prosperidade, riqueza e boa fortuna. Por isso o ser passa sua vida dedicado a proteger a pedra, e faz de tudo para punir os gananciosos que tentam se apoderar dela. A punição mais citada nos contos é a cegueira permanente.
   Em contra partida, as lendas também contam que se um carbúnculo encontrar uma pessoa pura e de bom coração, seu rubi se desprende de sua testa e é entregue a essa pessoa, sendo não só uma pedra preciosa, mas sim o primeiro passo para muitas riquezas.




Sacristão de São Tomé

   Dentre todos os contos que envolvem o Carbúnculo passados na literatura oral, o mais notável certamente é o que conta "A Estória do Sacristão de São Tomé". Abaixo segue uma versão resumida deste conto, retirado do livro "As 100 Melhores Lendas do Folclore Brasileiro":


"Diz a lenda que um sacristão de São Tomé viu sair a criatura,
certo dia, das águas de uma lagoa vizinha. Ela era parecida com um lagarto só
que enorme, levando na cabeça uma pedra tão brilhante que fazia ofuscar as
vistas. Apesar da dificuldade em capturá-lo, o sacristão conseguiu apoderar-se
dele e levá-lo para casa. Ali, ele descobriu, deliciado, que o Carbúnculo tinha o
poder de dar riquezas infinitas ao seu possuidor, além de transformar-se, à noite,
numa linda mulher.
O sacristão, então, passou a devotar todos os seus cuidados à criatura
sobrenatural, esquecido de Deus e dos homens.
A inveja, porém, falou mais forte, e os homens de bem da cidade
decidiram prender o ex-sacristão, condenando-o à morte. O Carbúnculo, porém,
veio em seu socorro e, depois de espalhar a morte e a devastação, raptou o
amigo das mãos dos seus carrascos, desaparecendo com ele.
Diz  a lenda que o sacristão vive até hoje, no cerro do Jaraú, em meio às
riquezas, junto do seu amigo do peito, que à noite continua a se metamorfosear
em bela ninfa."


   Acredita-se que essa lenda tenha em torno de dois séculos.

Origem

   Apesar do mito ser muito forte na região sul do Brasil, a lenda não é de origem brasileira. E esse fato pode ser apoiado em vários aspectos. O primeiro ponto importante é que um Carbúnculo foi citado pelo romancista francês Gustave Flaubert (1821 - 1880) em sua obra "A Tentação de Santo Antônio", de 1874. Uma segunda consideração importante é que o Carbúnculo é um tipo de criatura incomum no folclore brasileiro, pertencendo a uma classe de criaturas mágicas ocultadoras de tesouros. Esse tipo de criatura era muito comum na mitologia dos mouros (muçulmanos) e mais remotamente comum entre os povos antigos do oriente.
Ilustração moderna de um Carbúnculo

   Curiosidade: A fera é citada na bíblia cristã, mas precisamente em Êxodo capítulo 28, versículo 17, na passagem a palavra carbúnculo é usada para se referir a uma espécie de rubi. A palavra possui um significado antigo que é ligado ao rubi, a brasa, o fogo e ouro. Sendo essa a provável etimologia do nome dado a criatura. Obs.: Na versão da bíblia em português a palavra Carbúnculo foi substituída por Rubi.

Conclusão

   Os Carbúnculos não são tão populares na cultura moderna, talvez pelo fato do nome ter sido dado a uma doença virulenta que é transmitida por animais herbívoros. Apesar da imagem negativa da palavra ter ofuscado o mito, sempre existem os visionários que buscam as lendas mais remotas para montar grandes obras, como é o caso de Hironobu Sakaguchi, o japonês é famoso por ser criador da série de RPGs Final Fantasy; como vocês já devem ter reparado, o nome desse RPG aparece muito aqui no Blog, isso porque os jogos carregam imensuráveis influências culturais e mitológicas, incluindo o Carbúnculo, é claro!
Carbúnculo em Final Fantasy XV, o mais recente da série

   Enfim, é isso aí pessoal, espero que tenham gostado! Se sim, comentem e compartilhem com seus amigos! Seu apoio é muito importante, pois ainda somos um blog bem pequenino e toda força é importante para o nosso crescimento!

Fontes: Livro: As 100 Melhores Lendas do Folclore Brasileiro, Livro: Geografia dos Mitos Brasileiros, http://bibliaportugues.com/exodus/28-17.htm

Clique aqui e curta nossa página no facebook!
Se você curtiu a ideia ou tem alguma sugestão, deixe aí nos comentários, ou colabore conosco nos enviando conteúdo e sugestões em: ytdragaobebado@gmail.com

Deixe seu e-mail no campo "Inscreva-se!" no topo da página para receber as novidades!


Nenhum comentário:

Postar um comentário