quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Koschei, O Imortal

   Essa é uma das mais famosas lendas do folclore russo, e é muito difundida em toda a cultura eslava. A lenda e Koschei, O Imortal, conta a macabra história de um grande feiticeiro que se aperfeiçoou nas técnicas de necromancia (estudo que trada da magia e manipulação dos mortos), pois seu único medo era a morte, e por mais poderoso que fosse, ele não poderia vencer as barreiras do tempo. Koschei fez o impensável para alcançar seu objetivo.
Ilustração clássica de Koschei ao lado de uma de suas vitimas
   Essa é uma das lendas russas mais difundidas por todo o mundo e, portanto, podem existir várias versões espalhadas pela internet. Eu procurei pelas mais confiáveis informações para montar essa matéria, mas de qualquer forma, é uma lenda incrível! Então vamos saber mais sobre esse feiticeiro?

A Lenda

   Inicialmente as lendas sobre Koschei eram bem vazias e sequer relatavam sua aparência, contudo a escrita russa de seu nome (que é mais ou menos assim: Кощей) é derivada da palavra кость, que traduzida grosseiramente significa: osso. Dada sua etimologia, os relatos de sua aparência começaram a surgir, e como é de se esperar, ele era descrito como um homem magro, esquelético, feio e por vezes descrito com a palavra "monstruoso". A partir de sua descrição concreta, a lenda começou a se disseminar ainda mais.
   De um modo geral, a lenda conta que Koschei era um poderoso e temido feiticeiro da Russia. Mas por traz desse manto de poder, existia um homem velho e cansado que vivia sob efeito de feitiços de proteção contra ferimentos, pois em sua idade avançada qualquer ferimento seria um grande problema. Seu temor pela morte era tão grande que o fez buscar os conhecimentos mais ocultos da necromancia, pois de forma alguma ele estava disposto a se entregar a morte. E ele conseguiu alcançar seu objetivo. Koschei descobriu uma forma de se tornar imune ao tempo: separando seu corpo de sua alma!
Ilustração moderna de Koschei em sua forma  mais monstruosa
   Koschei enfrentou o desafio sem medo e obteve êxito na separação entre corpo e alma, prendendo sua alma em uma agulha. Contudo, caso alguém se apoderasse dessa agulha, essa pessoa teria total controle sobre ele, e poderia até mesmo matá-lo. Para se prevenir disso, Koschei guardou sua agulha dentro de um ovo, e guardou o ovo dentro de um pato, não satisfeito, ele guardou o pato dentro de uma lebre e prendeu a lebre dentro de um baú de ferro (alguns contos dizem que o baú é de cristal). Após isso ele levou o baú até a mítica ilha de Buyan e o enterrou sob um carvalho. Com sua alma em segurança ele podia fazer o que quisesse, pois nenhum método comum o mataria, se não a destruição da agulha.
   Ele recebeu o título de imortal, pois como se pode notar na lenda, o único meio de matá-lo está muito bem escondido e caso algum guerreiro o encontre, os animais ainda tentaram fugir um a um.

Comportamento

Ilustração clássica de Koschei cavalgando nu em seu cavalo
   Ao perceber que realmente era capaz de fazer o que quisesse, pois estava em absoluta segurança, o velho Koschei desenvolveu práticas um tanto bizarras. Ele tinha o estranho costume de cavalgar nu pelas montanhas da Russia, montado em seu cavalo encantado. Porém, Koschei não passava muito tempo fora, pois por algum motivo não citado nas lendas, ele dependia de água para manter seus poderes plenos.
   A prática mais bizarra de Koschei ia muito além das cavalgadas. Por ter passado centenas de anos sozinho, ele começou a sentir falta de uma parceira, e para consegui-las ele se transformava em uma espécie de redemoinho e invadia as grandes casas dos heróis russos e sequestrava suas mulheres. Ele as levava para seu castelo e lá tentava cortejá-las e convencê-las de suas "boas intenções". Ao perceber que não as conquistaria, Koschei as aprisionava, e lá ficavam até sua morte, pois são raríssimas as lendas que contem a vitória de algum guerreiro ou mago sobe ele.
   Fora os comportamentos bizarros, Koschei se mantinha fiel ao seus estudos da magia e da morte, tornando-se um feiticeiro cada vez mais sábio, poderoso e mortífero.

A Morte de Koschei

   Apesar de todas as lendas eslavas frisarem que o único meio de matar Koschei é através do rompimento da agulha que guarda sua alma, o conto mais famoso sobre a morte do feiticeiro é bem diferente disso. Esse conto é parte das obras de Andrew Lang: O Livo da Fada Vermelha e Contos de Fadas Russos. Nos dois livros são contados um mesmo conto sobre a morte de Koschei; o conto é protagonizado por Ivan Tsarevitch, um dos maiores heróis na literatura russa. Segue um resumo do conto:
Ivan dando água a Koschei

   "Após a morte de seu pai, Ivan assistiu suas três irmãs se casarem com os primeiros pretendentes que as cortejaram; eram três magos poderosos que podiam se transformar em pássaros.
Sentindo-se sozinho, Ivan decidiu deixar seu lar e se aventurar pelo mundo.
Durante suas aventuras, Ivan encontrou uma mulher guerreira chamada Marya Morevna, com quem veio a se casar; Já casados, Ivan passou a viver no castelo de Marya.
Passados alguns meses de seu casamento, Marya teve de voltar ao campo de batalha e deixar Ivan tomando conta da casa; antes de sair, Marya o orientou a não descer ao calabouço e nem abrir as celas em quaisquer circunstâncias.
Ivan concordou, mas após a saída de Marya, movido pela curiosidade, ele desceu ao calabouço para descobrir que segredo era esse que ela guardava tão afinco.
Ao abrir a cela, Ivan se espantou; tratava-se de um velho decrépito, acorrentado por vinte correntes.
O velho, ao perceber a visita, logo clamou por água e disse estar a muito sendo privado de água e comida.
Ivan sentiu pena do velho homem e decidiu lhe dar água, como ele havia solicitado.
O homem continuou a pedir mais e mais água, alegando estar com muita sede. Após beber incríveis doze baldes de água, o velho parecia ser outro homem; estava mais jovem e mais forte.
Foi então que ele revelou ser Koschei, O Imortal!
Quebrou as correntes com sua magia e fugiu do local.
Ivan não sabia o que fazer até descobri que Koschei havia sequestrado sua esposa. Ivan logo iniciou a busca por sua amada, mas ao encontrá-la foi logo despistado por Koschei, pois seu cavalo encantado corria tão rápido que parecia voar!
Ivan não desistiu e conseguiu os encontrar, mas o combate com Koschei resultou em sua morte. Após matá-lo, Koschei o esquartejou, colocou seu corpo em um baú e lançou ao mar.
Porém, Ivan conseguiu driblar a morte, seus cunhados, os magos, encontraram seu corpo e o reviveram. Ivan foi orientado por suas irmãs, que lhe disseram que o único jeito de derrotar Koschei seria conseguindo um cavalo que corresse tão rápido quanto o dele, e que apenas a bruxa Baba Yaga poderia conseguir tal animal.
A velha bruxa o fez passar por inúmeros testes durante três dias, Ivan permaneceu vivo e passou nos testes. Com o animal mágico em seu poder, o herói partiu para resgatar sua esposa, dessa vez estando bem mais preparado.
Ivan alcançou seu objetivo, mas foi perseguido por Koschei enquanto fugia; em meio a perseguição, Ivan consegui derrotar o feiticeiro com um coice que seu cavalo deu na cabeça dele, e após o coice, Ivan perfurou a cabeça de Koschei com sua espada, e então o esquartejou e queimou!"
Ilustração das três irmãs de Ivan o orientando sobre a bruxa Baba Yaga
   E assim termina o conto, com Ivan e Marya vivendo felizes. Mesmo que a agulha não tenha sindo quebrada, Koschei é realmente considerado morto no fim da história.


Conclusão

   As lendas sobre o Koschei se mantiveram vivas até a atualidade, e é bem provável que a lenda desse feiticeiro tenha sido a inspiração para um dos tipos de monstros mais famosos do mundo dos RPGs: Os Lich. Essas criaturas surgiram na década de 70, no RPG de mesa Dungeons&Dragons. E desde então se tornaram cada vez mais populares. As criaturas possuem características muito parecidas com as de Koschei, sendo que um Lich é um morto-vivo inteligente, que se matou por meio de um ritual de envenenamento e prendeu sua alma em um objeto, podendo viver para sempre e se tornar cada vez mais poderoso.E o único modo de matar um Lich é destruindo o objeto que contém sua alma. Um dos personagens Lich mais famosos no mundo dos games é Arthas, O Rei Lich, um humano que se amaldiçoou ao usar uma espada ancestral.
Arthas, em uma cena do trailer de "Warth Of The Lich King"
Por hoje é Isso pessoal! O que vocês acharam desse ser bizarro? Deixe sua opinião aí nos comentários e compartilhe essa matéria com seus amigos!

Clique aqui e curta nossa página no facebook!
Se você curtiu a ideia ou tem alguma sugestão, deixe aí nos comentários, ou colabore conosco nos enviando conteúdo e sugestões em: ytdragaobebado@gmail.com

Deixe seu e-mail no campo "Inscreva-se!" no topo da página para receber as novidades!


ATENÇÃO!
Este artigo é protegido pela lei de Direitos Autorais N° 9610 de 19 de fevereiro de 1998.
A reprodução total ou parcial deste artigo, para fins comerciais ou não e em qualquer meio de comunicação, sem a prévia autorização do autor, está sujeita as medidas legais e disputas judiciais por apropriação intelectual!


Fontes: http://www.ancient-origins.net/myths-legends-europe/slavic-legend-immortality-koschei-deathless-002717?nopaging=1http://aprender-russo-online.blogspot.com.br/2010/03/koschei-personagem-do-folclore-russo.htmlhttp://portal-dos-mitos.blogspot.com.br/2014/05/koschei-o-imortal.htmlhttp://www.oldrussia.net/koshchey.htmlhttps://en.wikipedia.org/wiki/The_Death_of_Koschei_the_Deathless

Nenhum comentário:

Postar um comentário