sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Fadas - Dullahan, O Cavaleiro Sem Cabeça

   A mitologia irlandesa é o conjunto de obras épicas mais completo entre todos os que remontam ao povo celta. Após a dominação cristã, seu conteúdo não sobreviveu por completo, mas o que restou é suficiente para entendermos de seus deuses e costumes, e além disso, sobreviveu também uma enorme série de contos de fadas(os verdadeiros contos de fadas). É fato que muitos destes contos sofreram alterações ao londo dos séculos e hoje é possível encontrar inúmeras versões diferentes de um mesmo conto pela internet. Isso ocorreu porque, após o domínio cristão, o pouco que restou da mitologia irlandesa perpetuou apenas como uma forma de literatura tradicional e não mais como algo sagrado.
   Hoje falaremos sobre uma fada bizarra que destoa totalmente do senso comum de todos sobre essas criaturas. Estamos falando de Dullahan, O Cavaleiro Sem Cabeça!
Ilustração moderna de Dullahan
   O Dullahan é uma das fadas mais conhecidas e temidas em toda a mitologia Irlandesa. Sua reputação não é sem precedentes, pois ele é o arauto da morte, além disso, o Dullahan é muito conhecido por sua aparência única: o Dullahan é quase sempre descrito como um cavaleiro sem cabeça que traja uma armadura negra e pesada, ele monta um cavalo igualmente negro, em uma de suas mãos carrega um chicote feito de espinhas humanas e no outro carrega sua própria cabeça decapitada. Bizarro, não é mesmo? Então, vamos saber mais sobre essa fada terrível?

 Origem do Mito

   A origem do mito de Dullahan é muito incerta, mas existem muitas correntes que defendem a hipótese de que a fada seja a corporificação de um antigo deus celta chamado Crom Cruach. O culto a esse deus data de ao menos 1500 anos atrás, período em que a Irlanda era governada pelo rei Tighermas (filho de Follach, neto de Ethriel e descendente de Érimón).
   Crom Cruach é um deus de fertilidade, mas para manter suas benção ao povo, o deus exigia sacrifícios humanos, que eram feitos anualmente. Os sacrifícios eram legitimados desde o período de governo de Tighermas, e por isso seu tempo é usado em referência ao tempo ou origem desses mitos.
   A adoração ao deus Crom Cruach se manteve até o século VI, quando os jesuítas chegaram a Irlanda. Com a cristianização do povo, cada vez mais pessoas consideravam criminoso o sacrifício humano, e isso fez com que a religião pagã fosse erradica muito rapidamente pelos cristãos. É nesse ponto que as coisas se tornam curiosas, pois a partir daí começaram a surgir os relatos sobre o cavaleiro sem cabeça, que logo passou a ser chamado de Dullahan. Os relatos tinham muitas coisas em comum: além do tipo físico da entidade, as histórias falavam que o ser parava em frente as portas das casas das pessoas que estavam prestes a morrer, então a cabeça que estava nas mãos do cavaleiro bradava um grito poderoso, invocando o nome da pessoa e drenando sua alma. Outros relatos diziam que o Dullahan podia parar em locais específicos onde alguém iria morrer, gritava o nome dessa pessoa.
Ilustração moderna de Dullahan

    Os relatos continuavam a surgir e junto a eles surgiram muitas especulações, dentre as mais famosas estão as que dizem que Dullahan é uma fada maldita que cavalga para coletar as almas, assim como a Banshee, que vinha para trazer as mensagens da morte. Já uma outra corrente defendia que Dullahan era a forma corporificada do próprio deus Crom Cruach, a quem eles haviam negado o sangue. O que é uma hipótese bem interessante.

Características e Habilidades

   Conforme descrito acima, o Dullahan é uma fada totalmente fora dos padrões. Além da aparência já citada, existe outras descrições que dizem que ele não vem em um cavalo e sim em uma carruagem, outras já apontam que sim, ele vem em um cavalo, mas sua montaria também não possui uma cabeça. Apesar de sua natureza sombria, o Dullahan não é exatamente uma criatura nefasta que sai por aí montado em seu cavalo negro e matando pessoas; enquanto fada, ele possui um dever a ser comprido, no caso dele, seu dever é drenar a alma dos que estão prestes a morrer, um trabalho bem parecido com o das Banshee, que são mensageiras da morte. Mas algumas coisas acabam divergindo na lenda de Dullahan, pois ele não drena a alma de todos os enfermos, por exemplo. Dullahan saí em suas cavalgadas em momentos aleatórios e durante elas ele só pode abrir a boca e falar uma única vez, e ao fazê-lo só lhe é permitido gritar o nome daquele de quem irá drenar a alma, sendo assim, Dullahan faz apenas uma vítima a cada jornada, o que fortalece a ideia de que ele seja a corporificação do deus Crom Cruach, que nessa forma vem cobrar os sacrifícios devidos.
Ilustração moderna de um humano enfrentando um Dullahan
   Aparentemente o Dullahan não possui nenhuma fraqueza, pois quando ele pode ser ouvido já é tarde demais. Contudo, as lendas contam um jeito de enganar a morte e impedir que Dullahan leve sua alma, e esse método não é nada extraordinário: consiste em carregar consigo alguma peça de ouro. Segundo as lendas, um mísero botão de ouro seria suficiente para afugentar o cavaleiro sem cabeça, pois o mesmo possui um medo inexplicável desse metal.


O Dullahan Nos Dias Atuais

   A lenda do cavaleiro sem cabeça se mantem muito viva até os dias atuais. Durante os períodos de festas na Irlanda, são inúmeros os relatos de avistamentos do Dullahan, e além dos avistamentos, é costume dormir com as cortinas fechadas nesse período, pois segundo as lendas, o Dullahan atua muito mais em período de festas e as cortinas bem fechadas são um meio de não serem notados pela criatura.
   Dentre todos os festivais que ocorrem na Irlanda, um em específico é marcado pela "forte atividade" de Dullahan, é o festival de Crom Dubh (Crom Dubh é uma entidade do folclore irlandês, ela é uma adaptação do deus Crom Cruach), que acontece entre o final de agosto e início de setembro. Nesse período as pessoas evitam ao máximo sair depois da meia noite, e quando o fazem elas sempre levam peças de ouro consigo, como um amuleto de proteção.
Ilustração moderna de um Dullahan
   Muitos relatos de avistamentos foram registrados ao londo dos séculos. A seguir eu deixei o mais famoso relato de todos os tempos, contado pelo historiador irlandês William Jhon Fitzpatrick, no qual afirma ter visto o Dullahan e testemunhado sua ação:

"Eu vi o Dullahan parado sobre o cume da colina entre Bryansford e Moneyscalp, no fim da tarde, só que o sol estava se pondo. Ele segurou a própria cabeça em sua mão e eu o ouvi gritar um nome. Eu coloquei minhas mãos sobre meus ouvidos... No caso do nome ser meu, então não consegui ouvir o que ele disse. Quando eu olhei de novo, ele havia sumido. Mas pouco depois, houve um acidente de carro naquela colina e um jovem foi morto. Era o nome dele que o Dullahan estava chamando"

   Existem inúmeros outros relatos sobre avistamentos do Dullahan, mas eu não vou contar aqui pois este não é o foco desse blog.

Conclusão

   O Dullahan se tornou cada vez mais famoso com o passar do anos e hoje é uma das mais famosas criaturas da mitologia irlandesa, e se tornou inspiração para muitas obras modernas, inclusive sendo referência clara para o filme dirigido por Tim Burton: A lenda do Cavaleiro sem Cabeça.
   Além disso, várias outras referências ao Dullahan foram feitas, principalmente no mundo dos jogos. Dullaham aparece em vários jogos das séries Castlevania e Final Fantasy. A criatura também é muito famosa nas animações orientais, aparecendo frequentemente.
Dullahan após drenar uma alma

Por hoje é Isso pessoal! O que vocês acharam dessa fada sinistra? Deixe sua opinião aí nos comentários e compartilhe essa matéria com seus amigos!

Clique aqui e curta nossa página no facebook!
Se você curtiu a ideia ou tem alguma sugestão, deixe aí nos comentários, ou colabore conosco nos enviando conteúdo e sugestões em: ytdragaobebado@gmail.com

Deixe seu e-mail no campo "Inscreva-se!" no topo da página para receber as novidades!


ATENÇÃO!
Este artigo é protegido pela lei de Direitos Autorais N° 9610 de 19 de fevereiro de 1998.
A reprodução total ou parcial deste artigo, para fins comerciais ou não e em qualquer meio de comunicação, sem a prévia autorização do autor, está sujeita as medidas legais e disputas judiciais por apropriação intelectual!



Fontes: http://www.assombrado.com.br/2014/07/dullahan-personificacao-tangivel-da.htmlhttps://pt.wikipedia.org/wiki/A_Lenda_do_Cavaleiro_sem_Cabe%C3%A7ahttps://en.wikipedia.org/wiki/Crom_Dubhhttps://en.wikipedia.org/wiki/Crom_Cruachhttp://www.irelandseye.com/paddy3/monstatxti.htmhttps://en.wikipedia.org/wiki/Dullahanhttp://dullahan.com/https://en.wikipedia.org/wiki/William_John_Fitzpatrick

Nenhum comentário:

Postar um comentário