segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Review - Legend Of Legaia

   Lançado no Japão em 29 de outubro de 1998, Legend Of Legaia é um RPG fantástico e ostenta um sistema de combate único e incrível. O game foi desenvolvido pelas empresas Contrail e Prokion, para a plataforma Playstation. Ao longo desse review veremos que Legend Of Legaia tem tudo para ser um clássico consagrado, porém o jogo foi lançado em uma momento inapropriado, pois pouco mais de um ano antes, em 31 de janeiro de 1997, havia sido lançado o maior clássico da empresa Squaresoft, o Final Fantasy VII. O sucesso de Final Fantasy VII foi tamanho que ainda ofuscava todos os RPGs que vinham sendo lançados nos anos seguintes, e não foi diferente com Legend Of Legaia.
Imagem do trailer de Legend Of Legaia com Gala, Noa e Vahn despertando uma Genesis Tree com seus Ra-Seru
   Mesmo sendo ofuscado em seu período de lançamento, o jogo venceu as barreiras do tempo e lentamente ganhou sua fatia no mercado e conquistou sua leva de fãs, tento até fan-sites dedicados exclusivamente ao jogo. Eu particularmente sou um grande fanático por Legend Of Legaia, já perdi as contas de quantas vezes zerei esse jogo e sempre que jogo eu acabo descobrindo algo novo. Então vamos saber mais sobre esse grande clássico?

História

(Alerta de Spoiler!!!!!!!)
   A trama se desenrola em um mundo dividido em três continentes: Drake Kingdom, Sebucus Islands e Karisto Kingdom; que constituem o mundo chamado Legaia. Além de Legaia, existe ainda uma espécie de mundo externo chamado Seru-Kai. Na trama, o deus Tieg criou os céus, a terra e os mares, e deu vida a todos os animais selvagens, e para cuidar do seu planeta ele criou os humanos, cada um possuindo uma parte do espírito dele. Mas os humanos eram fracos e não conseguiam lidar com as feras que os atacavam, o caos foi tamanho que a humanidade beirou a extinção.
   Pensando num modo de proteger sua criação, Tieg criou os Serus. Essas criaturas tinha aparências bestiais, mas eram inteligentes, sábios e poderosos. O propósito de sua criação era ajudar a humanidade, e assim foi feito. Com o auxílio dos Seru, os humanos se tornaram mais fortes e habilidosos, entre outros aprendizados. Os Serus se uniam ao corpo dos humanos para lhes fornecer seus recursos.

   Tudo corria bem e a humanidade se reerguia com tranquilidade, mas em um dado momento tudo voltou ao caos. Uma estranha névoa surgiu em Karisto Kingdom e se espalhou por toda a Legaia, porém não era uma simples névoa, pois toda criatura viva tocada pela névoa se tornava agressiva e maléfica. A névoa não possuía efeito sobre os humanos, mas seu efeito sobre os Serus era muito maior do que em qualquer outro animal, tornando os Seru o pior pesadelo da humanidade, pois da mesma maneira que eles se união ao corpo humano para torna-lo mais forte, agora eles atacavam os humanos e se uniam a seu corpo, mas não para fortalecer-los e sim para domina-los.

   O mundo voltou ao caos absoluto e a humanidade beirou a extinção novamente. Mas os humanos eram mais inteligentes agora e encontraram maneiras de se proteger. Eles notaram que em alguns locais específicos existiam árvores ancestrais que forneciam vida a terra: As Genesis Tree. Essas árvores mantinham a névoa moderadamente distante, mas elas estavam perdendo as forças muito rápido, e para garantir sua segurança, os humanos construíram seus refúgios de modo que a névoa não os atingisse: Construindo muralhas, equipamentos de ventilação, cidades subterrâneas ou elevadas. Desse modo os humanos continuaram a sobreviver. Ao longo do tempo desenvolveram grupos que saiam para caçar em momentos que a névoa enfraquecia. O estilo de vida havia se tornado selvagem e a sociedade estava cada vez mais perto de um colapso.
Os Soren são um povo antigo de Legaia, a única tribo que conseguiu permanecer intacta e continuar utilizando o poder dos Serus, como estes presos em suas costas, dando-lhes a capacidade de voar.

   O Jogo começa num pequeno vilarejo chamado Rim Elm, no continente de Drake Kingdom. Você controla o personagem Vahn, um aprendiz caçador. Vahn é um jovem cheio de espírito e está a um dia de sua primeira caçada. No primeiro momento você pode vagar por Rim Elm conhecendo os personagens secundários e aproveitando aquela trilha sonora super gostosa de ouvir, além de ter a oportunidade de um ótimo treinamento com Tetsu, um monge guerreiro que ficou preso na cidade quando a névoa chegou. Tetsu se tornou mestre de Vahn, e nessa luta tutorial ele te ensina uma sequencia de golpes e esclarece o funcionamento do esquema de combate.
   Os caçadores que estavam fora retornam a cidade no fim deste dia, e para a tristeza de todos eles trazem o cadáver de Juno, pai da Mei, uma personagem muito importante para Vahn eles meio que tem um lance, sacou?
   Todo o vilarejo se compadece com a perda da garota e lhes dão todo o suporte, mas o episódio só reforça a precariedade de seu estilo de vida. O funeral será feito no dia seguinte, mas quando a noite cai, o clima de tristeza se transforma em caos. Os moradores são acordados por estrondosos golpes desferidos contra o enorme portão da muralha. Todos ficam ainda mais apreensivos quando um ser bestial, chamado Zeto, surge dentro da cidade, e profere um discurso aterrorizante, que de maneira resumida induz a ideia de que a única saída da humanidade é se render a névoa. Tetsu tenta ataca-lo, mas não é capaz nem de tocar a criatura. Zeto desaparece e quase que no mesmo instante, um dragão enorme destrói as muralhas e a névoa invade Rim Elm. Junto a névoa entram vários Serus, aumentando ainda mais o caos. 

Juggernalt é um Seru muito antigo e extremamente poderoso. Sua primeira aparição se da logo no inicio do jogo. Ele é o dragão responsável pela destruição das muralhas de Rim Elm
   Você enfrenta alguns desses Serus até chegar a Genesis Tree, na praça central da vila, onde a maioria dos moradores estão se refugiando. Vahn toca a árvore e recebe dela um Ra-Seru, chamado Meta, que se acopla a seu braço. A criatura explica que é diferente dos Serus e que ela pode despertar as Genesis Tree e banir a névoa definitivamente da região. Ela explica também que os Ra-Seru foram criados pelo próprio Tieg, com intuito de purificar os Serus e salvar a humanidade dos Sim-Seru, criaturas criadas por um antigo imperador que deliberadamente tentou dominar o mundo com elas.
Vahn deixando a cidade, após o velório de Juno.

   A partir daí o jogo fica frenético e você sai em uma jornada para despertar as árvores sagradas e devolver o equilíbrio ao mundo. Nessa jornada você faz dois grandes aliados: Noa, uma garota órfã que foi criada em uma caverna por uma loba, e Gala, um mestre professor de artes marciais do Monastério de Biron. 
   A jornada é épica e inesquecível, eu não vou falar mais sobre ela aqui porque só jogando para entender o quão grandioso é Legend Of Legaia, o LoL das antigas.

Características

   Legend Of Legaia é cheio de características únicas e inesquecíveis! Abaixo listarei algumas das mais marcantes:
Gala enfrentando Songi, seu antigo companheiro e agora rival.
Jogabilidade: O game é repleto de inovação em sua jogabilidade. Fora do campo de batalha você conta com um nível de interação com o ambiente e outros personagens que é raro pra época. Mas é o no campo de batalha que o jogo se torna único: O combate segue um modelo de turnos, porém a batalha se da em um ambiente totalmente em 3D e os comandos fogem totalmente dos tradicionais comandos dos RPGs. O esquema é distribuído da seguinte forma: Você tem duas opções iniciais, lutar ou correr, se escolher lutar você terá outras quatro opções, atacar, concentrar seu espírito, usar itens ou invocar Serus que você tenha purificado com seu Ra-Seru. E a parte divertida está no ataque: Você pode enviar uma infinidade de sequencias de comandos para ataques com socos altos e baixos, e chutes altos e baixos, assim você pode aprender os diversos e eficientes combos! É simplesmente impossível descrever o quanto a experiência é incrível! Só pra terem uma ideia, vou deixar um link de um fan-site dedicado ao game, nele você pode ver a lista de combos de cada personagem, clique aqui se estiver curioso Legend Of Legaia
Animação exibida quando um novo combo é desbloqueado

Gráficos: Os Gráficos de Legend Of Legaia também são muito marcantes, o game é todo renderizado em polígonos e isso ainda era novidade na época. Mas além de cenários lindos, o game ostenta um gráfico ainda mais impecável nos momentos de combate, com efeitos visuais acima da média daquele período!
Inicio de uma batalha contra Songi.

História: A história do game reserva muitas surpresas, por mais que eu tenha feito um textão aí em cima, isso foi só um resumo do primeiro pedacinho da história de Legend Of Legaia, pois o jogo é extremamente envolvente e emocionante, e traz uma trama delicadamente traçada.


Mapa: O mapa de Legend Of Legaia é imenso e muito bem distribuído, Por mais que você demore a passar de um continente ao outro, você não se cansa de jogar e permanece firme no propósito de por um fim na maldita névoa! Em outras palavras: A geografia do jogo e a diversidade de inimigos, somados ao esquema de combate único, dão a Legend Of Legaia a sensação de dever cumprido, pois o jogo prende você e não da pra largar ele de lado pelas metades, você vai querer ir até o fim!
Visão Geral do Mapa de Legend Of Legaia

Tempo de Evolução: Falar do método de evolução desse jogo é sempre muito polêmico. Em vários sites estrangeiros que visitei eu me deparei com a galera descendo o aço no quanto você demora para upar e quanto é chato encontrar tantas batalhas pelos mapas do jogo, defendendo a ideia de que você demora horas o que faria com alguns minutos e blá blá blá.. Sério, pra mim isso é exatamente o contrário do que eles disseram. A quantidade de inimigos e o tempo de level up do game são harmoniosos e tornam Legend Of Legaia muito mais interessante! Até porque não tem nada pior do que RPG fácil!
Noa após vencer uma batalha

Magia: A utilização de magias em Legend Of Legaia é baseada em invocações de Serus elementais, cada um possuindo diferentes tipos e níveis de ataques. Para invocar um Seru você precisa estar com seu Ra-Seru no braço e enfrentar as criaturas até purifica-las, quando purificados os Serus não morrem no fim da batalha, eles se tornam translúcidos, se levantam e lentamente desaparecem. Feita a purificação você poderá invoca-los quantas vezes quiser (ou quantas vezes seu MP aguentar por gasta, viu!). E o mais interessante é que assim como o Ra-Seru domina os Serus purificados, os nossos inimigos, que possuem Sim-Serus, dominam todos os Serus corrompidos. Em outras palavras, sempre que você estiver no covil de algum chefão, prepare-se para a caçada, pois você terá muitos Serus pra purificar! Pokemon Go é o karaio!
Imagem mostrando a lista de Serus que o personagem já purificou e podem ser invocados. Obs.: Um Seru purificado por um personagem só pode ser invocado por ele, para que os demais possam invoca-los, é necessário que eles também purifiquem um Seru da mesma espécie.

Equipamentos: Uma das paradas mais legais no visual de Legend Of Legaia, é que nele, diferente da maioria dos RPGs, quando você muda seus equipamentos, desde armas até armaduras e acessórios como brincos e bandanas, eles se tornam visíveis em combate!
Eu sei que você já deve estar imaginando os carnavais que viram os personagens, mas não, meu caro, os sets são incríveis! O jogo venceu mais uma barreira de seu tempo e fez isso com uma maestria que até hoje não é encontrada em nenhum outro RPG.
Comparação de Vahn sem nenhum equipamento e com alguns equipamentos


Conclusão

   De um modo geral, Legend Of Legaia é um daqueles raros RPGs "pra ninguém botar defeito". A obra é simplesmente épica e vale muito a pena conferir, conselho de amigo!
   O jogo teve uma continuação, o Legend Of Legaia 2, mas infelizmente, o segundo game não manteve os personagens antigos e nem uma ligação tão próxima com a história antiga. Eu acredito que a desenvolvedora tenha tentando criar uma série de games com características parecidas, mas histórias diferentes, pois a ideia vinha funcionando com vários jogos, como Final Fantasy, Dragon Quest, Breath Of Fire, entre outros. Mas não foi o caso para Legend Of Legaia. A experiência com o primeiro jogo é tão única que seria pedir demais que as desenvolvedoras fizessem algo igual ou melhor.
Zeto, o primeiro grande chefão do jogo!

   Em uma avaliação de 0 à 10, eu daria uns 9,6 a Legend Of Legaia. Uma pontuação que, como um viciado catedrático que sou, eu não daria a nenhum outro jogo que eu tenha experimentado em toda minha vida! Mas enfim, eu já falei demais aqui e escrever esse post me deu a maior nostalgia. Então deixe sua opinião ai nos comentários, conte sua experiência com o game e se ainda não jogou, trate de por o emulador pra cantar e comece agora mesmo!
   Por hoje é isso aí, pessoal. Espero que tenham gostado. Eu vou nessa pra jogar meu Legaia porque a nostalgia ta forte! valeu!

Clique aqui e curta nossa página no facebook!
Se você curtiu a ideia ou tem alguma sugestão, deixe aí nos comentários, ou colabore conosco nos enviando conteúdo e sugestões em: ytdragaobebado@gmail.com

Deixe seu e-mail no campo "Inscreva-se!" no topo da página para receber as novidades!


Nenhum comentário:

Postar um comentário