domingo, 14 de agosto de 2016

Djinns - Ifrit, O Senho Do Fogo

   A mitologia árabe pré-islâmica é rica em criaturas demoníacas, bestas cruéis e seres sobrenaturais que vagam entrem as definições de humanos, anjos e demônios; dentre estes os mais notáveis são os Djinn (palavra árabe com significados ligados a invisibilidade e dissimulatividade, traduzida grosseiramente a palavra em português para Djinn é Gênio).
   De acordo com a mitologia árabe, os Djinns foram os primeiros seres criados por Alá, nascidos dois mil anos antes de Adão. Por vezes essas criaturas são associadas a demônios, mas isso se deve as modificações feitas pelo islamismo na sociedade árabe (entre os séculos VII e VIII), pois nos mitos antigos é contado que os Djinn possuem livre arbítrio para decidir entre os caminhos do bem e do mal, privilégio que lhes foi dado por serem tão antigos, pois mesmo sendo criaturas acima da humanidade, os Djinn não são tão poderosos quanto anjos e demônios.
Ifrit representado no RPG: Final Fantasy XIV, A Realm Reborn

   Os Djinns são divididos em seis grandes tribos: Os Jinn, os Jann, os Marid, os Shaitan, os Ghul e os Ifrit. Além das divisões de tribos, eles também são divididos pelo elemento que dominam : Ar, Água, Fogo e Terra. Nesse post falaremos sobre os Ifrit, e em breve traremos novos posts falando sobre cada uma destas criaturas fantásticas.


Ifrit, O Senhor Do Fogo

   Os Ifrits (Masculino: Efreet. Feminino: Ifritah), são seres ancestrais, dominadores do fogo e magia por natureza. São considerados a mais violenta e cruel das seis tribos Djinn. A relação dos Ifrits com os poderes infernais são constantemente evidenciadas, começando pelo fato de seu corpo ser sempre total ou parcialmente coberto por chamas, seguido pelo fato de que um Ifrit quase sempre aparece numa forma parecida com a de um cão ou de um humanoide. Em casos raros um Ifrit também pode aparecer em formas de tornados, camelos de areia, escorpiões gigantes e até mesmo serpentes cuspidoras de fogo! E assim a figura demoníaca desses Djinns permanecem na sociedade, e no decorrer desse texto entenderemos os motivos.
Ilustração moderna de um Ifrit.

   Ifrits costumam viver em locais isolados e arruinados, desde cavernas e montanhas até ruínas de cidades devastadas. É dito que estas criaturas possuem um apreço muito grande pelas catástrofes e procuram viver em locais marcados por elas. Ifrits não gostam de ser perturbados e atacam sem exitar qualquer um que o faça.
   Estas criaturas são conhecidas por serem muito astutas, ágeis, possuírem força descomunal, serem exímios dominadores de magia e por seu orgulho característico, orgulho que se deve ao fato de que os Ifrits foram as primeiras criaturas de Alá, foram eles os primeiros a surgir do fogo primordial e por isso carregam o fogo em suas entranhas.

História

Ilustração antiga de Iblis
   A história dos Djinns é milenar, pois eles foram os primeiros seres criados por Alá, a partir do fogo primordial, sendo os Ifrits os primeiros a nascerem, possuindo Iblis em sua família. Iblis era o mais velho e mais sombrio dos Djinns e ao lado de Alá ele assistiu tudo ser criado.
   Cerca de dois mil anos após a criação dos Djinns, Alá criou o primeiro homem, e ao cria-lo ordenou que os Djinns se curvassem em saudação a nova criatura. Iblis, o Ifrit mais velhor, não aceitou se curvar ao ser recém criado e inferior, e seu ato de rebeldia contagiou todos os Djinns, e logo todos estavam em rebelião contra Alá, sentindo-se afrontados por ele.

   Em represália a atitude rebelde dos Djinns, Alá os baniu permanentemente para a terra e aqui eles ficaram sujeitos a mortalidade e a todas as fraquezas terrenas. Nesse ponto os Djinns se dividiram nas seis tribos citadas na introdução.
   Iblis liderou os Ifrits por muito tempo, mas por influências demoníacas ele se corrompeu e hoje ele é para o islamismo o equivalente a Satã para o cristianismo. Mesmo com a partida de Iblis, os Ifrits passaram muito tempo sob sua influência e isso tornou os senhores do fogo em criaturas muito perversas, salvo os raros casos em que são bondosos.

Características e Habilidades

Ilustração moderna de um Ifrit
   Como dito anteriormente, a aparência de um Ifrit pode variar bastante, mas na maioria das vezes eles aparecem ou como uma espécie de cão, ou na forma de um humanoide em chamas. Em algumas lendas, quando um Ifrit assume a forma humana ele sempre possui a pele enegrecida, pois nas lendas árabes sua pele foi queimada pelas chamas; e essa lenda foi motivo para que muitos africanos fossem seriamente discriminados e até temidos no antigo oriente médio, mas é claro que isso não passa de uma lenda antiga e ela não possui qualquer influencia no julgamento de qualquer adepto do islã.
Ilustração moderna de um Ifrit
   Os Ifrits não são apenas os mais antigos Djinn, são também os mais poderosos! Seu apresso por destruição somado aos seus grandes poderes mágicos, já tornam um Ifrit extremamente temido; mas como tudo pode piorar, os Ifrits, apesar de mortais, não podem ser feridos com armas físicas, não há espada ou canhão que cause qualquer dano nestas criaturas infernais, mas em contra partida um Ifrit é muito sensível a magia e pode ser subjugado por alguém que conheça as magias corretas para derrota-lo. O mago que derrota um Ifrit pode escolher entre mata-lo ou escraviza-lo.
   Para escravizar um Ifrit é necessário atar seu espirito a alguma coisa, um objeto, geralmente usam lâmpadas ou rubis, daí a lenda do Gênio na lâmpada mágica. Pois bem, parte dessa lenda é real! Quando um Ifrit é escravizado ele tem a obrigação de atender a todos os desejos dos humanos, mas é aí que a coisa pega! Ao fazer um pedido a um Ifrit, você deve ser o mais específico possível, pois ele atenderá seu pedido ao pé da letra e qualquer deslise poderá ser seu fim.

   Algumas lendas islãmicas contam que os Djinns não estão presos nas lâmpadas, mas que estão lá voluntariamente, pois sua missão é enganar os humanos, concedendo-lhes três desejos em troca de sua alma, com o intuito de formar um poderoso exército para Iblis.
   Contudo, um Ifrit nem sempre é maléfico, assim como os demais Djinns, eles também possuem livre arbítrio e por mais raro que sejam, um Ifrit pode sim ser bom e utilizar seus poderes para o bem.

Conclusão

Batalha contra Ifrit no MMORPG Ragnarok

   Até os Djinns são muito temidos e respeitados entre os crentes no islã, tanto que são várias vezes mencionados no Alcorão (livro sagrado do islã) e não somente mencionados com possuem um capítulo inteiro dedicado a eles, o Sura n° 72: Al-Jinn. Os Ifrits, em especial, se tornaram ainda mais temidos com o tempo, pois graças as modificações feitas pelo islamismo, os Ifrits perderam totalmente suas virtudes e capacidade de escolher entre o bem e o mal, sendo agora vistos apenas como criaturas maléficas, muitas vezes sendo culpados por fenômenos inexplicáveis, doenças, catástrofes e até mesmo possuir pessoas.
   Essas criaturas são levadas muito a sério pelos crentes de sua existência, tanto que em 2014 uma mulher chamada Ikram Benhaddi foi presa na Espanha, acusada de matar as próprias filhas, e durante o julgamento a mulher confessou ter asfixiado as crianças para impedir a possessão de um Djinn. Em junho de 2016 a jovem muçulmana foi condenada pelos crimes.
Batalha contra Ifrit no início do jogo Final Fantasy VIII

   Deixando de lado todo esse clima pesado, os Ifrits possuem uma presença fortíssima no mundo dos jogos e principalmente nos RPGs, é muito comum encontrar oponentes ou espíritos aliados que sejam cobertos por chamas e tenham o nome "Ifrit" ou algo muito próximo. A referência mais clara e honrosa a criatura está na série de RPGs Final Fantasy, nos jogos da série, Ifrit sempre é uma criatura invocável e você poderá usar seus poderes a seus favor, em contra partida, na maioria dos jogos você terá que derrotá-lo antes de gozar de suas habilidades!
Essa figura no canto esquerdo do meu Banner é um versão em pixels do Ifrit no jogo Final Fantasy X
   Existem formas também algumas formas de se invocar um Djinn, mas este não é o foco desta postagem, então vou deixar um link bacana de onde vocês podem encontrar estes rituais: AssombradO.com.br


Por hoje é isso, pessoal! Deixem aí nos cometários a sua opinião sobre esses demônios árabes! Qualquer dúvida ou sugestão, não exite em entrar em contado, seu feedback é muito importante!


Clique aqui e curta nossa página no facebook!
Se você curtiu a ideia ou tem alguma sugestão, deixe aí nos comentários, ou colabore conosco nos enviando conteúdo e sugestões em: ytdragaobebado@gmail.com

Deixe seu e-mail no campo "Inscreva-se!" no topo da página para receber as novidades!



Nenhum comentário:

Postar um comentário