Tengu
É muito provável que você já tenha visto um Tengu em algum canto da internet, ou algum filme, jogo, anime, tv e etc. Se não viu um Tengu, você viu no mínimo uma máscara representando o dito cujo.
Foto de uma máscara Tengu |
Estas criaturas se tornaram muito famosas também por serem grandes artistas marciais. Suas habilidades na arte da guerra e da espada eram lendárias entre os japoneses. Era dito que se algum guerreiro apoiasse a causa de um Tengu no ato de implantar a guerra entre os povos, este receberia como recompensa um pergaminho ensinando algumas das artes secretas dos Tengu.
Origem do Mito
Arte antiga mostrando samurais treinando com Tengus e sendo assistidos por seu rei O Grisalho Sojobo. |
Os primeiros relatos sobre Tengu datam do século VI, junto à expansão do budismo; período em que o país sofria grandes influências chinesas e coreanas. É muito provável que o mito não tenha nascido no Japão, mas sim da junção de fragmentos das culturas externas somados as características da cultura interna do país.
O Tengu possui equivalentes muito próximos nas culturas chinesa, como o Tien Kou (cão celestial); e na mitologia hindu, como o Garuda. Ambos são "mais velhos" que o Tengu.
A lenda era muito forte na região do monte Kurama, pois acreditava-se que neste monte vivia "O Grisalho Sojobo", o então rei Tengu (Dai Tengu).
A lenda era muito forte na região do monte Kurama, pois acreditava-se que neste monte vivia "O Grisalho Sojobo", o então rei Tengu (Dai Tengu).
Pintura representando O Grisalho Sojobo |
Com o passar dos anos, as lendas foram ganhando espaço no Japão e a figura do Tengu passou por inúmeras modificações. Com o tempo, deixou de representar uma figura maléfica e passou a assumir uma postura de entidade divinizada no xintoísmo, tendo sua "fama" voltada apenas para suas extraordinárias habilidades mágicas e esgrimistas, e sendo representados como guardiões de templos e montanhas. Essa drástica modificação na identidade dos Tengu se deve a lendas que surgiram envolvendo grandes guerreiros e figuras reais importantes na sociedade japonesa. Citarei aqui duas lendas:
- Minamoto no Yoshitsune: O general japonês Minamoto no Yoshitsune (1159 - 15 de junho de 1189), foi um dos samurais mais notáveis da história do país. Yoshitsune teria sido o principal fator no processo de recuperação da honra do clã Minamoto, além de ter sido peça-chave na derrota e aniquilação do clã Taira, dando fim as Guerras Genpei (1185). As lendas contam que Minamoto no Yoshitsune teria sido aluno de Sojobo, o rei Tengu, e este teria o ensinado habilidades mágicas de esgrima.
- Kobayakawa Takakage: O Daimiô (senhor de terras) Kobayakawa Takakage (1533 - 26 de julho de 1597), foi um dos mais notáveis líderes do clã Kobayakawa, tendo sido responsável por uma grande expansão nos domínios de seu clã, além de ter formado uma forte aliança com o clã Mori, tendo lutado em todas as suas campanhas. Outro fato notável é que Takakage teria sido um dos poucos samurais corajosos o suficiente para se opor a dois grandes senhores da guerra: Oda Nobunaga e Toyotomi Hideyoshi.
As lendas contam que Takakage teria conhecido um outro rei Tengu, que vivia no monte Hiko.
Características e Habilidades
Pintura de Kawanabe Kyosai, representando um Tengu e um monge budista |
De acordo com as crenças populares do Japão, os Tengu possuíam vários poderes sobrenaturais, como uma força sobre-humana, habilidade de teletransporte, capacidade de mudar de forma (sendo assim mestres no disfarce), ventriloquismo, poder de entrar nos sonhos das pessoas; além das suas mais famosas habilidades (que se constituíam em suas capacidades físicas), e principalmente em sua incomum maestria nas artes da espada (esgrima em geral) e na arte da guerra.
As características físicas dos Tengus são seu ponto mais marcantes aos olhos leigos. Para explicar essas características, precisamos entender que os Tengus são divididos em três grupos, os Karasu Tengu, os Konoha Tengu e os Dai Tengu, cada um possuindo características diferentes uns dos outros. Vamos entender mais sobre elas:
- Karasu Tengu: O Karasu Tengu é o mais bestial entre todos os Tengus, possuindo enormes asas e cabeça de corvo, e um corpo humanoide. Esta é a representação mais antiga dos Tengu no Japão e, portanto, é o mais maléfico entre todos. Carregava os piores hábitos dos Tengu, como sequestrar adultos e crianças e as vezes torna-los dementes. Costumava também sequestrar monges e os pendurar em topos de árvores altas, e usar de seus poderes para entrar em suas mentes e as alimentar com ideias de ganância e luxuria, de modo a afasta-los do budismo. Possuía também o costume de fazer fogo onde bem queria. Apesar de todas as más impressões, o caráter protetor já era presente mesmo nessa versão "desordeira" dos Tengu, pois estes eram conhecidos também por impiedosamente exterminar todos os que ousavam danificar as florestas onde eles viviam.
Estátua de um Karasu Tengu no monte Takao |
- Konoha Tengu: Também conhecido como Yamabushi Tengu ou "O Monge da Montanha". Eram descritos com características mais humanas que os Karasu Tengu: seu corpo era humanoide e seus rostos eram vermelhos. Assim como os Karasu Tengu, eles também possuíam grandes asas de corvo. Muitos tinham cabelos e barbas compridos e brancos. Sua característica mais marcante eram os compridos narizes. Sua mais notável habilidade mais era a de assumir formas totalmente humanas, e, na maioria das vezes, assumiam a forma de andarilhos e monges. Eram guerreiros refinados na arte da espada, além de grandes sábios. Com o passar dos séculos, os Konoha Tengu se distinguiram cada vez mais dos Karasu Tengu. Por fim, assumiram o papel de entidades protetoras de templos e montanhas. No período Edo (1603 - 1868), era comum que as pessoas rezassem aos Konoha Tengu para que estes os ajudassem a encontrar crianças desaparecidas.
O Karasu fazia a merda e o Konoha tinha que limpar... Sacanagem.
Estátua de um Konoha Tengu no monte Takao |
- Dai Tengu: Os Dai Tengu (Grande Tengu) são comumente representados com longos cabelos e barbas cinzentas e carregando muitos pergaminhos com seus segredos mágicos e marciais; estão sempre portando seus abanadores de sete penas, para representar sua superioridade hierárquica. Eles são fisicamente muito maiores que os demais Tengus, além de terem uma aparência quase totalmente humana. Os Dai Tengu mantem traços muito próximos aos Konoha Tengu, tendo permanecido as grandes asas de corvo e o rosto vermelho acompanhado do grande nariz (quanto maior o nariz de um Dai Tengu, maior seu poder). É comum vestirem trajes de monges antigos.
Os Dai Tengu vivem sozinhos no topo das mais altas e remotas montanhas, mantendo-se distantes da humanidade. Utilizam seu tempo para o treinamento, meditação e auto aperfeiçoamento. Eles possuem orgulho, sabedoria e poder muito maiores que os demais Tengus, bem como podem ser muito mais selvagens e imprevisíveis que os demais, isso os torna potencialmente mais perigosos quando provocados. Era comum na cultura local que os desastres naturais fossem associados à fúria de um Dai Tengu.
Era extremamente raro que um Dai Tengu interagisse com humanos, sua auto-preservação era muito maior que a dos demais, contudo, se o humano fosse digno de sua assistência, os Dai Tengu poderiam ensinar a esses seletos discípulos suas habilidades marciais e místicas.
Ilustração de um Dai Tengu |
Conclusão
Em meados do século XIX, os Tengu se tornaram um dos maiores ícones na cultura japonesa. Conhecidos por sua natureza guerreira e sabedoria mística, essas criaturas metade homem e metade corvo passaram a ganhar cada vez mais espaço na cultura popular, aparecendo frequentemente em contos, livros, festivais e etc. Nos dias atuais, os Tengu aparecem frequentemente em animações orientais e ocidentais, bem como em filmes, rpgs e jogos eletrônicos em geral.
Tengu no MMORPG Ragnarok |
Se interessou pelo assunto? Então deixe seu comentário abaixo e compartilhe!
Fique ligado, pois em breve teremos mais posts sobre Yokais!
Deixe seu e-mail no campo "Inscreva-se!" no topo da página para receber as novidades por e-mail!
Nenhum comentário:
Postar um comentário