sábado, 27 de agosto de 2016

As Criaturas Mais Temidas da Idade Média - Basilisco

   Na Idade Média(476 d.c-1500), muitas lendas sobre terríveis monstros e criaturas se popularizaram entre os camponeses, guerreiros e até mesmo entre os membros das cortes burguesas.
   Histórias sobre as mais diversas criaturas eram contadas nas tavernas, pela boca de guerreiros, bêbados ou mesmo pelas poéticas canções cantadas pelos Bardos.

Basilisco, O Rei das Serpentes

Ilustração de um Basilisco na forma de serpente

   Por várias vezes chamado de "O Rei das Serpentes", titulo dado por Plínio, O Velho, o Basilisco é uma das criaturas mais famosas nos Bestiários medievais. Segundo eles, a criatura teria habilidades letais e seria extremamente cruel. De acordo com a descrição dada por Plínio, o que diferencia um basilisco das demais serpentes é uma crista em forma de coroa que ele carrega em sua cabeça. A serpente lendária passou por muitas modificações de bestiário a bestiário, e acabou se popularizando como uma espécie de galo com asas de dragão e uma serpente na cauda. Graças a essa descrição que se disseminou nos bestiários medievais, a criatura passou a ser comumente confundida com um Cocatrice, mais adiante veremos as diferenças entre essas criaturas. Então, vamos saber mais sobre essa besta bizarra?

Origem do Mito

Ilustração antiga de um Basilisco
   A origem deste mito é bastante confusa, pois se entrelaçou entre os registros romanos, feitos pelo naturalista Plínio, O Velho (23 d.C - 79 d.C), em sua obra História Natural, e os registros da Grécia Antiga. De acordo com a enciclopédia feita por Plínio, o Basilisco é uma serpente gigante com uma coroa e uma pluma na cabeça, a criatura foi encontrada por ele na região norte da África. Contudo, essa descrição do Basilisco era mais antiga que o próprio Plínio, pois ela existe desde de os tempos da Grécia antiga. Até aí não existe muita confusão, o problema é que, por algum motivo, alguns bestiários medievais começaram a retratar o Basilisco com a forma de um galo com uma serpente na cauda. Isso gerou muita confusão a cerca da identidade e origem do ser, mas a questão foi resolvida quando os bestiários começaram a distinguir as criaturas, onde a serpente gigante permaneceu sendo o Basilisco, e o Galo passou a ser chamado de Cocatrice. Após a separação entre as duas bestas mitológicas, se tornaram distintas as suas características, habilidades e fraquezas, conforme veremos a seguir.
Ilustração de uma Cocatrice

Características e Habilidades

   Durante minhas pesquisas para fazer essa matéria, eu notei que tem muita coisa misturada na internet a fora. Na própria Wikipédia, onde você pode encontrar informações legais sobre essa criatura, é preciso ter cuidado, pois algumas coisas estão bem confusas e disseminadas. Para evitar esse tipo de confusão, eu irei relatar separadamente as características e habilidades das duas criaturas: o Basilisco e a Cocatrice. Gostaria de lembrar que eu também estou sujeito ao erro, e caso você note algo dessa natureza, por gentileza me informe. Então sem mais enrolação, vamos partir para o que interessa!

  • Basilisco: Como já foi citado, o basilisco é uma serpente gigante que ostenta uma coroa e uma pluma em sua cabeça. Plínio relata que a criatura nasce a partir de um ovo de serpente que é chocado por um galo, daí surgem a crista em forma de coroa, a pluma e as demais mutações. Uma outra variação do Basilisco o descreve como um enorme lagarto, geralmente com mais de seis patas. A principal habilidade atribuída a criatura é a de matar com um único olhar. Encarar o Basilisco não mata apenas humanos e animais, o olhar da criatura  é tão venenoso que faz secar as plantas, exceto a arruda. O Basilisco também é famoso por possuir um hálito venenoso e mortífero. O único jeito de matar a criatura é colocando-a diante de um espelho, fazendo refletir o letal veneno de seu olhar.
    Ilustração antiga de um basilisco

    O Basilisco é quase imortal perante os demais animais, porém a doninha é capaz de dar fim na temível criatura. Apesar de ser bem menor que o Basilisco, ela utiliza de duas armas para isso: o odor terrível de sua urina, e a imunidade das folhas de arruda, das quais se alimenta.
    O tamanho do basilisco varia de bestiário para bestiário, podendo ser pequeno como um galo, ou maior que um cavalo.
    Após sua morte, a carcaça do Basilisco continuava exalando veneno, mas em menor quantidade, e por isso seria muito utilizada nas casas das pessoas para espantar aranhas e outros animais indesejados.
    Ilustração medieval de um basilisco lutando contra uma doninha. Nessa ilustração podemos notar a semelhança entre o basilisco dos bestiários medievais e a Cocatrice.
  • Cocatrice: Na maioria dos bestiários, ela é descrita como um réptil alado, com cabeça e patas de galo e uma serpente na cauda. Contudo, algumas versões consideram que a Cocatrice pode ter várias formas diferentes. Já na linguagem Heráldica, o animal é descrito como um dragão com cabeça de galo. A criatura nasce de maneira parecida com o "parente" Basilisco, surgindo de um ovo de galinha chocado por uma serpente ou sapo.
    A principal habilidade atribuída a Cocatrice é de petrificar suas presas com o seu olhar, o que a torna igualmente vulnerável ao espelho. Outra forma de matar a besta é fazendo ela ouvir o canto de um galo Não me pergunte o porquê.
    Ilustração de uma Cocatrice.
Curiosidade: O Basilisco foi citado várias vezes na bíblia cristã, mas nunca referido claramente como o ser mitológico tratado nesse texto. Seguem alguns versículos com referências: Provérbios 23:31-32, Isaías 11:8, Isaías 14:29, Isaías 59:5 e Jeremias 8:17.

Conclusão

   Apesar de ser uma criatura fantástica muito famosa e muito temida na idade média, não é difícil desacreditar de sua existência. É muito provável que o Basilisco tenha sido uma descrição fantástica da Cobra-Real. Atualmente a serpente habita as terras indianas e as regiões do sul asiático. E curiosamente, o pior inimigo desta serpente é o mangusto, que é muitas vezes confundido com a doninha. Diante de tantas semelhanças, não é difícil pensar que talvez a serpente tenha habitado o norte africano ou que a informação registrada nos bestiários esteja equivocada.
Foto de uma cobra-real. Créditos na imagem.
   É importante lembrar que existe um réptil chamado de basilisco, mas é popularmente conhecido como lagarto-jesus, pois o bichinho tem a habilidade de correr sobre a água.
   Na cultura popular, tanto o Basilisco quanto a Cocatrice se tornaram muito famosos, recebendo referências constantes na literatura, animações, filmes e vídeo-games. Aparecendo em grandes obras como As Crônicas do Gelo e Fogo, Final Fantasy, Harry Potter, Lineage II, Grand Chase, Sonic, World Of Warcraft, Star Wars, entre outros.
Um tipo de basilisco encontrado em World Of Warcraft

Por hoje é isso, pessoal! O que vocês acharam dessa criatura bizarra? Deixe sua opinião aí nos comentários e compartilhe essa matéria com seus amigos!

Clique aqui e curta nossa página no facebook!
Se você curtiu a ideia ou tem alguma sugestão, deixe aí nos comentários, ou colabore conosco nos enviando conteúdo e sugestões em: ytdragaobebado@gmail.com

Deixe seu e-mail no campo "Inscreva-se!" no topo da página para receber as novidades!


Nenhum comentário:

Postar um comentário