sexta-feira, 9 de setembro de 2016

As Criaturas Mais Temidas Da Idade Média - Cinocéfalo

   Na Idade Média(476 d.c-1500), muitas lendas sobre terríveis monstros e criaturas se popularizaram entre os camponeses, guerreiros e até mesmo entre os membros das cortes burguesas.
   Histórias sobre as mais diversas criaturas eram contadas nas tavernas, pela boca de guerreiros, bêbados ou mesmo pelas poéticas canções cantadas pelos Bardos.


Cinocéfalos

Ilustração antiga de um Cinocéfalo

   Os Cinocéfalos são seres mitológicos quase tão antigos quanto o próprio entendimento da humanidade. A imagem desta criatura, independente da época ou região, é sempre a mesma: Um humanoide alto, com cabeça de cachorro e um comportamento muito agressivo, além de serem extremamente temidos por seus costumes antropófagos. Acredita-se que as criaturas habitavam as regiões da Índia e norte da África.
   Apesar de a lenda ter sido tão difundida, a verdadeira origem dessa criatura permanece um mistério. Então, vamos saber mais sobre isso?

Origem do Mito

   A origem deste mito ainda é motivo de discussão, pois a criatura percorreu um longo caminho até ser inserida nos bestiários medievais. São inúmeros os relatos que destacam a existência destes seres, e essa diversidade de informações é o que dificulta o entendimento sobre essas criaturas. Para tornar as coisas mais simples, eu separei as três mais importantes origens para falarmos aqui:
A gravura de dois cinocéfalos pode ser encontrada no canto esquerdo do Mappa Mundi de Hereford

  • O Relato de Ctésias: O médico e historiador grego, Ctésias de Cnido, viveu no período em que o príncipe persa, Ciro, o Jovem, se revoltou contra o seu irmão mais velho, o rei Artaxerxes II. Durante a guerra dos irmãos, Ciro solicitou reforço dos gregos que, por interesses territoriais, aceitaram mandar os reforços. Ciro perdeu a guerra e Ctésias foi feito prisioneiro. Em seus quinze anos de servidão ao rei Artaxerxes II, o médico grego teve acessos a muitos documentos reais, e os usou como base para escrever a maioria das cartas que enviou à Grécia. Uma entre essas cartas descrevia o Cinocéfalo como um humanoide com cabeça de cachorro, que vivia na região da Índia.

  • Mitologia Egípcia: Essa é, provavelmente, a mais antiga e famosa representação destas criaturas. Na cultura egípcia, muitos deuses são representados como cinocéfalos, o mais famoso entre eles é Anúbis, o deus dos mortos.

  • "São Cinocéfalo": De acordo com os mitos da igreja Ortodoxa, São Cristóvão teria sido um Cinocéfalo antes de se tornar um homem santo. A lenda é curta e grossa, nela é contado que São Cristóvão, antes de se tornar cristão, havia comido um ser humano, e logo após ter o ato canibal ele latiu, e se tornou um Cinocéfalo. Algum tempo depois ele conheceu o cristianismo, e ao se arrepender e se batizar, ele foi perdoado e recompensado com a forma humana.

   Existem também vários outros relatos importantes que provem de outros tempos e povos, o mais importante deles remonta ao reinado do Imperador Deocleciano, onde é contado que um homem chamado Reprebus (Salafrário), havia sido capturado após os combates contra tribos da Cirenaica (oeste do Egito). Os romanos descreveram esse homem como sendo muito alto e forte e com cabeça de cachorro.
   Outras fontes defendem que os mitos sobre essa criatura tenham surgido durante a Era Glacial, pois nesse período a humanidade coexistia com os lobos e, segundo eles, essa simbiose deu origem aos Cinocéfalos.

Características e Habilidades

Ilustração representando uma tribo civilizada de cinocéfalos

   Além da aparência bizarra, outra característica marcante desses seres é que eles não tem a capacidade de falar, mas conseguem compreender o que lhes é dito e respondem com gestos e grunhidos. E apesar de comerem carne humana, algumas tribos mantinham relações pacíficas e comercias com humanos mas só até a fome apertar.
   Outro ponto importante sobre os Cinocéfalos é que, segundo os mitos, sua população era enorme, podendo ultrapassar os 120 mil espécimes, e seu tempo médio de vida era de 200 anos. Eles viviam em regiões montanhosas, grutas e florestas altas. As criaturas podiam se reproduzir tanto entre si, como com mulheres humanas.
   Os cinocéfalos eram habilidosos com o arco-e-flecha, agricultura e criação de animais. Eles podiam levar um estilo de vida muito próximo ao nosso, pois a carne humana não era necessária em sua dieta e eles sobreviveriam normalmente com a carne dos animais que criavam.

Conclusão

   Uma das explicações mais plausíveis para esse mito aponta que as histórias sobre essa criatura podem ter surgido a partir de avistamentos de Babuínos-Anúbis. Esses babuínos recebem esse nome porque seu rosto lembra muito o representado nas pinturas do deus egípcio. Um fator importante a ser lembrado é que atualmente os Babuínos-Anúbis habitam cerca de 25 países em toda a extensão do continente africano, o que explicaria as origens diferentes para um mesmo mito.

   Atualmente a figura do cinocéfalo é muito explorada em diversas áreas da fantasia, seja no cinema, na literatura ou nos jogos eletrônicos. A grande maioria dos Cinocéfalos, que aparecem na cultura popular, carregam traços fortes da mitologia egípcia.
Screenshot do jogo Anúbis II, lançado em 8 de julho de 2005 para as plataformas: Playstation 2, Nintendo Wii e Microsoft Windows

Por hoje é isso, pessoal! O que vocês acharam dessa criatura bizarra? Deixe sua opinião aí nos comentários e compartilhe essa matéria com seus amigos!

Clique aqui e curta nossa página no facebook!
Se você curtiu a ideia ou tem alguma sugestão, deixe aí nos comentários, ou colabore conosco nos enviando conteúdo e sugestões em: ytdragaobebado@gmail.com

Deixe seu e-mail no campo "Inscreva-se!" no topo da página para receber as novidades!




ATENÇÃO!

Este artigo é protegido pela lei de Direitos Autorais N° 9610 de 19 de fevereiro de 1998.

A reprodução total ou parcial deste artigo, para fins comerciais ou não e em qualquer meio de comunicação, sem a prévia autorização do autor, está sujeita as medidas legais e disputas por apropriação intelectual. 


Fontes: https://pt.wikipedia.org/wiki/Cinoc%C3%A9falo, https://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A3o_Crist%C3%B3v%C3%A3o, https://pt.wikipedia.org/wiki/Diocleciano, http://www.escalofrio.com/n/Hombres_Lobo/Los_Cinocefalos/Los_Cinocefalos.php, https://pt.wikipedia.org/wiki/Ct%C3%A9sias_de_Cnido, https://pt.wikipedia.org/wiki/Babu%C3%ADno-an%C3%BAbis, http://www.themappamundi.co.uk/mappa-mundi/

Nenhum comentário:

Postar um comentário