quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Os Maiores Conquistadores da História - Parte 01

   A unificação mundial sempre foi um dos sonhos mais comuns nas mentes de líderes poderosos, e quando entramos nessa pauta, logo pensamos em nomes famosíssimos como: Napoleão Bonaparte, Adolf Hitler e Alexandre, o Grande. Contudo, o maior império já criado pela humanidade não pertenceu a nenhuma dessas personalidades. Mas antes de anunciar o nome do maior conquistador da história, vamos falar de outros que chegaram "perto" de obter o título.
Os Maiores Conquistadores de Todos Os Tempos - Parte 01

   Confira agora os maiores conquistadores da história:

10. Hernán Cortez (1465-1547)

   Nascido em família humilde, mas nobre, Cortez teve boas oportunidades para escolher um caminho, e aos 14 anos entrou para a Universidade de Salamanca, onde estudou direito e latim, contudo, após dois anos de estudos, Cortez abandonou a Universidade para ingressar na armada espanhola. Hernán conquistou seu prestígio lentamente, mas a grande mudança em sua vida veio no ano de 1519, quando chegou ao território Asteca. Os impérios mesoamericanos eram poderosos, mas Cortez ganhou forças graças a um erro de julgamento cometido por Moctezuma II, o então imperador Asteca. Graças a uma profecia feita por Quetzalcóatl, o líder Asteca não ofereceu resistência a Cortez. Mas o espanhol não ganhou as terras de mão beijada, houveram muitas batalhas até o triunfo de Hernán. O explorador conquistou, em nome da coroa espanhola de Castela, uma área de 815.850km².
A área destacada em vermelho representa toda a extensão de terras dominadas por Hernán Cortez (ilustrado à direita)

09. Francisco Pizarro (1476-1541)

   Francisco Pizarro enfrentou muitas dificuldades ao longo de sua vida. Por ser filho de bastardo de nobre guerreiro, sua carreira militar sofreu muitos impedimentos, mas ele não se cansou de perseguir sus objetivos. Pizarro, apoiando-se no sucesso de Hernán Cortez, decidiu viajar ao sul da Nova Espanha e explorar novas terras. A coroa espanhola não deu tanto apoio as primeiras expedições de Pizarro, mas ele persistiu e, após aos de expedições, conseguiu um exército pequeno, com o qual fez inúmeras investidas contra os Incas. O espanhol obteve seu primeiro grande sucesso no ano de 1533, quando dominou a cidade de Cuzco (Peru). As batalhas continuaram, mas logo o exército Inca foi derrotado. No ano seguinte, a cidade de Lima foi fundada por Pizarro, pois ele julgou que a capital Cuzco não era um bom ponto estratégico. Francisco governou em Lima até o ano de 1541, quando foi assassinado por apoiadores de um rival espanhol. Ao todo, Pizarro conquistou uma extensão de 1.243.200 km², e se tornou o maior conquistador de terras a serviço da coroa espanhola.
A área destacada em vermelho representa toda a extensão de terras dominadas por Francisco Pizarro (ilustrado à direita)

08. Mahmud de Ghazni (971-1030)

   Mahmud de Ghazni herdou o império de seu pai, Abu Mansur Sabuktigin, e governou desde 997 até o ano de 1030, quando faleceu por tuberculose. Durante seu reinado, Mahmud liderou inúmeras incursões militares, de cunho político e religioso, nas quais pregava a expansão de Ghazni e a caça aos não-muçulmanos. Sob seu comando, o império chegou a dominar toda área do atual Afeganistão, partes do Irã e Paquistão. No fim de sua vida, Mahmud chegou a invadir os ricos reinos hindus, mas não obteve sucesso em dominar a região. Ao todo, o Império Ghazni abrangeu uma extensão de 1.761.200 km². Após sua morte, o império foi passado aos seus dois filhos.
A área destacada em roxo representa toda a extensão de terras dominadas por Mahmud de Ghazni (ilustrado à direita)

07. Napoleão Bonaparte (1760-1821)

   O militar francês, Napoleão Bonaparte, é um dos mais famosos nessa lista, e não é pra menos, pois ascendeu rapidamente de oficial militar a Imperador da França, e se denominou Napoleão I. Mesmo sendo imperador, Napoleão não desistiu do campo de batalha. Sob seu domínio, o império francês se estendeu por grande parte da Europa. As incursões militares de Napoleão eram invictas até sua tentativa de invadir a Rússia, em junho de 1812, onde foi derrotado em cerca de seis meses de guerra. Após a derrota, o imperador francês foi preso e exilado na ilha de Elba, fugiu e retomou o trono. seu retorno durou poucos meses e, após uma segunda derrota, foi exilado novamente, desta vez na ilha de Santa Helena (Oceano Atlântico), onde morreu de câncer. O território total dominado por Napoleão Bonaparte corresponde a uma extensão de terras de 1.864.800 km².
A área destacada em rosa representa toda a extensão de terras dominadas por Napoleão Bonaparte (ilustrado à direita)

06. Adolf Hitler (1889-1945)

   Nascido na Áustria, Adolf Hitler não sonhava em se envolver com militarismo, sua paixão era a arte, em especial a pintura. Em 1907, Hitler se candidatou a Academia de Belas Artes de Viena, mas foi recusado no ano seguinte. O jovem austríaco nunca chegou a frequentar uma boa escola de arte.
   Em 1914, início da primeira guerra mundial, Hitler se alistou para servir pelo exército de seu país, mas foi recusado. Voltou a se alistar, mas dessa vez ofereceu seus serviços às forças alemãs, onde foi aceito e iniciou sua carreira militar. O cenário pós-guerra foi muito favorável aos ideias extremistas de Hitler e, mesmo que seu país estivesse em miséria, ele conseguiu seguir com sua ascensão. Adolf não demorou a se tornar o líder do partido Nazista. Em 1933, Hitler foi nomeado chanceler da Alemanha, e no ano seguinte já era líder (Führer) do país. Com a Alemanha em suas mãos, Hitler começou a tornar cada vez mais violenta a repressão feita contra os que ele consideravam ruins para o país, caçando judeus, homossexuais e pessoas com deficiência, pregando que a decadência alemã era culpa dessas pessoas. Hitler foi responsável pelo inicio da Segunda Guerra Mundial, em 1939, a guerra se estendeu até 1945, quando Hitler, ao ver chegar sua derrota, cometeu suicídio.
   Durante o domínio de Adolf Hitler, a Alemanha Nazista alcançou uma extensão territorial de 3.548.300 Km², abrangendo terras de quase toda a Europa Continental, norte da África e Noruega.
A área destacada em azul representa toda a extensão de terras dominadas por Adolf Hitler (ilustrado à direita)

Clique aqui para ler a Parte 02!

Por hoje é isso, pessoal! O que vocês acharam da lista? Falei alguma besteira? Se sim, me corrijam.
Deixe sua opinião aí nos comentários e compartilhe essa matéria com seus amigos!

Se você curtiu a ideia ou tem alguma sugestão, deixe aí nos comentários, ou colabore conosco nos enviando conteúdo e sugestões em: ytdragaobebado@gmail.com

Deixe seu e-mail no campo "Inscreva-se!" no topo da página para receber as novidades!




ATENÇÃO!

Este artigo é protegido pela lei de Direitos Autorais N° 9610 de 19 de fevereiro de 1998.
A reprodução total ou parcial deste artigo, para fins comerciais ou não e em qualquer meio de comunicação, sem a prévia autorização do autor, está sujeita as medidas legais e disputas por apropriação intelectual. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário