Na Idade Média(476 d.c-1500), muitas lendas sobre terríveis monstros e criaturas se popularizaram entre os camponeses, guerreiros e até mesmo entre os membros das cortes burguesas.
Histórias sobre as mais diversas criaturas eram contadas nas tavernas, pela boca de guerreiros, bêbados ou mesmo pelas poéticas canções cantadas pelos Bardos.
Mantícora
Mantícora ou Manticore é uma criatura mitológica muito semelhante às quimeras. Essas criaturas trazem uma bagagem cheia de bizarrices, desde sua aparência até sua história.
Surgidas de um mito persa, as mantícoras tornaram-se muito "famosas" na Europa antes mesmo da baixa idade média, e sua fama perdurou por séculos assombrando desde criança até guerreiros.
Nos dias atuais, a mantícora se tornou uma criatura quase tão adorada quanto os dragões na cultura pop, tendo em vista as posições de destaque das mantícoras em jogos, filmes, livros e etc.
Mantícora, do livro The History of Four-footed Beasts (1607)
|
Origem do mito
O mito das mantícoras surgiu na Pérsia antiga, onde esses seres híbridos eram sempre associados aos desaparecimentos. A etimologia da criatura também surgiu do idioma persa, onde era chamada de martiya (homem) khvar (comer) traduzindo grosseiramente:"devorador de homens". Posteriormente, a palavra foi usada pelos gregos na forma Mantikhoras, que deu origem ao nome em latim Mantichora, o mais próximo da nomenclatura atual.
Até meados do século IV A.C, o mito das mantícoras era restrito a região persa, isso mudou quando Ctésias de Cnido, um médico grego que servia na corte do rei persa Artaxerxes II, passou a se referir à criatura em relatos sobre a Índia enviados por ele à Europa. A partir daí o mito se difundiu em toda Grécia, rapidamente alcançando os demais países europeus.
A lenda perdurou por séculos, tendo sido referida pelo naturalista Plínio, O Velho, em sua obra História Natural (ano 77 D.C), onde o mesmo trouxe a criatura com características muito próximas as originalmente descritas pelos persas.
Mais tarde, o historiador grego Pausânias (século II D.C), começou a desconstruir o mito. Apresentando a hipótese bastante plausível de que a mantícora seria, na verdade, uma descrição exagerada e fantasiosa do tigre indiano, animal forte e selvagem que ataca qualquer outro animal para se alimentar, exceto o elefante em sua fase adulta (característica que mostra a grande semelhança entre o mito e o animal). Ainda assim o mito permaneceu forte e venceu os séculos, visto que até hoje alguns casos de desaparecimento na Índia ainda são associados às mantícoras.
Aparência e Habilidades

Nos bestiários medievais, a criatura ganhou nova aparência e novas habilidades. Inicialmente fora descrita de maneira similar à aparência dita pelos persas, porém possuindo penas ao invés de juba e possuindo cauda de leão ao invés de escorpião. Com o passar do tempo, passou a ser descrita com grandes asas de dragão ou morcego, a face se tornou menos humanizada e a cauda possuía também um ferrão de 50 centímetros que era tão letal quanto os espinhos.
As mantícoras, em sua fase adulta, chegariam a ter o tamanho de um leão ou até mesmo de um cavalo.
Nos tempos antigos, acreditavam que as pessoas desaparecidas haviam sido devoradas por mantícoras, visto que a carne humana era o prato predileto destes seres. Para atrair os humanos, a criatura se disfarçava em tocas e arbustos, deixando apenas seu rosto humano à mostra, com a intenção de atrair as pessoas para perto, fazendo-as pensar que se tratava apenas de um senhor barbudo, despertando assim sua curiosidade. Outra peculiaridade desta criatura é que ela era famosa por cantarolar baixinho enquanto devorava suas vítimas.
As mantícoras na cultura popular
Como dito anteriormente, as mantícoras se tornaram quase tão adoradas quanto os dragões, estando presentes em centenas de jogos, filmes, livros, animações e etc.
Segue uma pequena lista de suas aparições :
- No anime One Piece, Luffy luta contra várias mantícoras que estavam sendo mantidas na prisão de Impel Down.
- Em World of Warcraft, a mantícora aparece como montaria e também como monstro do mapa, além de ser o meio de transporte mais utilizado pela Horda.
- Uma mantícora aparece em Percy Jackson e os Olimpianos: A Maldição do Titan, de Rick Riordan.
- No seriado Merlin, uma mantícora aparece no 9° episódio da terceira temporada.
- Em 1973 a banda inglesa de rock progressivo ELP, fundou sua própria gravadora "Manticore"
Além de estar presente em diversos outros ícones da cultura pop, como As Crônicas do Gelo Fogo, o mmorpg CABAL, o livro Fábulas, de Bill Willingham, Harry Potter, e em outros grandes jogos, como Smite, Final Fantasy e etc.
![]() |
Mantícora em um molde mais "atual" |
Nenhum comentário:
Postar um comentário