Na Idade Média (476 d.c-1500), muitas lendas sobre terríveis monstros e criaturas se popularizaram entre os camponeses, guerreiros e até mesmo entre os membros das cortes burguesas.
Histórias sobre as mais diversas criaturas eram contadas nas tavernas, pela boca de guerreiros, bêbados ou mesmo pelas poéticas canções cantadas pelos Bardos.Goblins
Os goblins são criaturas muito famosas na cultura popular. Apesar de hoje essas criaturas serem vistas como anões deformados, sujos e peraltas. Em tempos mais antigos, os goblins causavam terror em camponeses e principalmente em mercadores, que se viam obrigados a viajar por longas estradas desertas, cortando vales e florestas.
Ilustração de uma caverna habitada por goblins |
Origem do Mito
Essas criatura grotescas pertencem aos mitos de origem nórdica. No folclore local, os goblins costumavam ser menos agressivos e tomavam a maior parte de seu tempo para pregar peças e fazer brincadeiras de mau gosto com as pessoas e demais espécies.Com o passar dos anos e a aproximação dos povos nórdicos, frâncios e ingleses, o mito se difundiu e passou ser conhecido em toda extensão européia.
Com a cristianização dos povos nórdicos, infelizmente a maior parte do material da cultura local foi perdido, uma vez que os nórdicos não dispunham de manuscritos ou pinturas. Portanto sua cultura era difundida através de histórias contadas, músicas, runas, tatuagens e etc.
Ilustração de goblins guerreiros |
Aparência e Habilidades
Os goblins são pequenos humanoides com cerca de um metro de altura e pesam algo em torno de 20 a 30 kg com exceção dos anoréxicos e obesos. Estes diabretes são como uma fusão de gnomos e orcs, possuindo a baixa estatura dos gnomos e a péssima aparência dos orcs. Sua pele possui uma tonalidade que pode variar entre o verde musgo e o marrom terra, e é geralmente carregada de imperfeições como rugas e verrugas, enquanto seus olhos costumam ter cores que podem variar entre as tonalidades de amarelo e vermelho e suas orelhas são pontudas como folhas.
As vestes dos goblins são, na maioria das vezes, feitas a base de couro de animais abatidos por eles próprios. As peças de metal são mais raras, sendo reservadas apenas para suas armas e ferramentas. As armas mais utilizadas pelos goblins são clavas, adagas, porretes, machadinhas, zarabatanas e pedras.
Os goblins costumam viver em locais escuros e úmidos, tais como cavernas e túneis, que são seus locais preferidos por causarem a sensação de segurança. Essas criaturas enxergam muito bem no escuro e usualmente sua tocas são cheias de armadilhas. Goblins não são muito inteligentes, mas possuem grande força e uma certa engenhosidade para a caça e trabalhos furtivos. Os goblins, como dito anteriormente, são fortes, entretanto são pequenos e ficam em desvantagem física contra a maioria das criaturas. Por isso sempre andam em bandos, de modo que possam rapidamente abater seus alvos e levar seus pertences. Alguns goblins possuem habilidades mágicas, sua magia é geralmente ligada ao xamanismo. Os xamãs costumam ocupar posições altas em sua sociedade, sendo como rei goblin ou como líder espiritual da tribo.
Goblins na Sociedade
A péssima fama dos goblins cresceu rapidamente entre os povos. Todos os enxergam como seres maus, ladrões, salafrários e cruéis. Essa baixa reputação definitivamente não é sem precedentes, basta ler alguns contos aqui e acolá que logo vocês perceberão que os goblins realmente são dignos da reputação que possuem. Porém, eles não são exatamente maus, mas também não são lá flor que se cheire. Por serem menores, menos inteligentes e mais fracos que as demais espécie de sua família (orcs, gnomos, duendes, trolls, trasgos e etc.), os goblins possuem uma certa tendência a subordinação, não são raras as histórias onde os goblins servem a outras raças, como espiões para orcs, faxineiros para humanos e etc.
A grande maioria dos goblins costuma levar a vida servindo a especies maiores e usando sua furtividade para roubar e comercializar itens e especiarias. Existem também as tribos goblins que ainda possuem algum senso de honra e vivem do próprio trabalho, caça e comércio, em uma sociedade organizada e dividida entre as classes: rei, líder espiritual, mercadores, trabalhadores, guerreiros e caçadores.
Os goblins podem viver em harmonia com quase todas as especies, exceto com os gnomos, que são o perfeito oposto dos goblins, além de serem parentes próximos e de serem elementais, o que irrita os goblins, fazendo-os sentir ainda mais inferior aos gnomos.
Os Goblins na Cultura Popular
Não é nada difícil encontram goblins na cultura pop, esses diabretes estão em praticamente todos os bestiários de jogos de rpg, se não em todos. Também estão presentes em quase todos os títulos de alta fantasia na literatura. Se formos listar aqui os jogos, livros e filmes em que os goblins estão presentes, nós provavelmente não terminaríamos a lista tão cedo.
Os goblins estão presentes desde os títulos mais famosos como O Hobbit, World of Warcraft e Final Fantasy até os títulos menos conhecidos como Legend of Legaia, Goblin Quest, Gobliiins e etc.
Goblins em World Of Warcraft |
Conclusão
As características dos goblins podem variar de acordo com a região e com a criatividade do autor que os utiliza, mas a imagem folclórica desses seres perdura. Onde quer que seja um goblin é facilmente reconhecido, independente dos detalhes. Sobre quando surgiu e o que inspirou a criação deste mito, infelizmente é muito difícil dizer. Por se tratar de uma lenda originalmente nórdica, é difícil filtrar informações, visto que pouco restou após a cristianização da região. O fato é que os goblins são criaturas com muito a ser explorado e essenciais para a maior parte da cultura popular que envolve alta fantasia, rpg e afins.
Nenhum comentário:
Postar um comentário