quinta-feira, 11 de agosto de 2016

As Criaturas Mais Temidas da Idade Média - Catoblepas

 Na Idade Média(476 d.c-1500), muitas lendas sobre terríveis monstros e criaturas se popularizaram entre os camponeses, guerreiros e até mesmo entre os membros das cortes burguesas.
   Histórias sobre as mais diversas criaturas eram contadas nas tavernas, pela boca de guerreiros, bêbados ou mesmo pelas poéticas canções cantadas pelos Bardos.


Catoblepas

Figura de um Catoblepas em um bestiário antigo.
   O Catoblepas é uma espécie de touro enorme e possuí características muito marcantes. Essa besta foi descrita pela primeira vez no oitavo livro da séria História Natural, de Plínio, O Velho. Neste livro, Plínio faz menção a criatura de uma maneira intrigante, nos levando a cogitar a ideia da existência desse ser, como é especialidade de Plínio. Contudo, diferente dos Blemmyae e das Sereias que já vimos nesse blog, os Catoblepas estão muito mais próximos da realidade, basta retirar seus poderes sobrenaturais.
   O livro História Natural começou a ser publicado entre os anos 77 e 79 D.C, e nos altos da Idade Média, centenas de criaturas descritas em seus livros já enchiam os bestiários medievais. Não diferente com a criatura tema desse post; na Idade Média, o Catoblepas era uma das mais temidas criaturas vistas nos Bestiários!
   Vamos entender mais sobre essa fera:

Características


Ilustração moderna de um Catoblepas
  O Catoblepas é descrito como um antílope de porte exagerado, muito parecido com um bovino com chifres enormes. Sua cabeça é muito grande e pesada, por este motivo ela está sempre inclinada para o chão e a criatura não consegue ergue-la (é daí que vem seu nome: Catoblepas, do grego "aquele que olha para baixo"). Os bestiários costumavam descrever também que se um Catoblepas erguesse sua cabeça e olhasse para um indivíduo, este poderia instantaneamente morrer ou virar pedra. Outro perigo gravíssimo oferecido por um Catoblepas é o seu "halito", pois a criatura tem o péssimo hábito de se alimentar de plantas venenosas. E os maromba por aí comendo frango e falando que é monstro... Monstro é o Catoblepas Poar! Além de tudo já dito, os Catoblepas ostentam em suas costas uma espécie de carapaça protetora formada por escamas.

   Eu não encontrei textos que fizessem referências a como matar essa criatura, mas pelo que pude ler, é provável que a única maneira seja dominando a fera como um touro mesmo, de modo a manter-se longe de seus olhos e hálito mortíferos, podendo atingi-la no pescoço.

Conclusão

Foto de um Gnu-Preto. Obviamente o animal possui semelhanças físicas muito próximas com os Catoblepas.

   De acordo com Plínio, essa criatura foi vista por ele na região da Etiópia, e é nesse ponto que a gente mata a charada! Como podemos ler e ver nas imagens e texto acima, se esquecermos as características fantásticas do Catoblepas, estaremos diante de um Gnu, isso mesmo, aquele boizinho maneiro da África. E se formos mais adiante, poderemos notar que o animal que provavelmente foi visto por Plínio seja o Gnu-Preto ( Connochaetes Gnou).
   Hoje em dia essa espécie de Gnu vive apenas no território da África do Sul, contudo, em um passado não muito distante, o Gnu-Preto era uma espécie migratória. É triste desacreditar de mitos tão bacanas, mas não temos outras alternativas.
Foto de um Catoblepas no mais recente game da série Final Fantasy. FFXV ainda se encontra em fase demo.

   Atualmente, os Catoblepas são bastante famosos no mundo dos games e animações, tendo participações notáveis como em Yu-Gi-Oh e em Castlevania, e até mesmo "cargos fixos" como na série de jogos da franquia Final Fantasy, aparecendo em quase todos os jogos da série!

Obs.: Peço desculpas pelo post pequeno, mas não encontrei muita informação sobre a criatura e optei por ser direto ao invés de ficar enchendo linguiça.
  
E vocês? O que acham desta criatura? Deixe sua opinião aí nos comentários!

Clique aqui e curta nossa página no facebook!
Se você curtiu a ideia ou tem alguma sugestão, deixe aí nos comentários, ou colabore conosco nos enviando conteúdo e sugestões em: ytdragaobebado@gmail.com

Deixe seu e-mail no campo "Inscreva-se!" no topo da página para receber as novidades!


Nenhum comentário:

Postar um comentário