sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Os 5 jogos mais marcantes de Nintendo 64

  Texto por: Lucas Gabriel Coelho
    Lançado no Japão, em 1996, como sucessor do Super Nintendo, o Nintendo 64 é o terceiro console da linha doméstica da Nintendo, que surgiu com o diferencial de elevar a qualidade dos gráficos, na época em que as desenvolvedoras de game faziam a transição do 2D para o 3D, o que acabou dando nova aparência aos personagens e ao game mais jogabilidade.
Console Nintendo 64

   O N64 utilizava cartuchos, o que acabou prejudicando a empresa de games japonesa. Com o hardware ultrapassado, a capacidade de armazenamento era inferior ao das concorrentes da época, Sega Saturn e PlayStation já vendiam títulos em CD-ROM.
   Hoje o console e os cartuchos se tornaram itens de colecionador e são raros de se encontrar. Listamos aqui os jogos que fizeram mais sucesso na história desse vídeo game clássico:

Os 5 jogos mais marcantes de Nintendo 64

  • Mario Kart 64: o adorado Mario Kart 64, jogo do qual fazia parte das estratégias para vencer a corrida lançar cascas de banana para o adversário sair da pista.

Mario Kart 64
  • The legend of Zelda, Ocarina Of Time: o quinto jogo da cronologia oficial da série Zelda, oferecia várias possibilidades para Nintendo 64. Até nos dias de hoje o jogo recebe boas avaliações.
The Legend Of Zelda: Ocarina Of Time
  • 007: GoldenEye: oferecia a possibilidade de reunir diversos jogadores, com até quatro controles conectados ao console. O N64 era um dos primeiros do mercado a ter um FPS.

007 GoldenEye
  • Donkey Kong 64: era possível controlar até cinco primatas diferentes, os personagens estreantes Lanky, Tiny e Chunky, Donkey e seu inseparável parceiro Diddy.

Donkey Kong 64
  • Mario Party 3: um dos mais raros games do Nintendo 64, lançado em 2000, quando o console já havia perdido a popularidade. Atualmente, o cartucho é vendido a módicos R$ 400 em sites internacionais de leilões.

Mario Party 3

Outros que também fizeram sucesso


   Os principais jogos do console foram produzidos pela própria Nintendo e pela Rare, desenvolvedora que agora pertence à Microsoft. O Nintendo 64 também marcou a história por ser o último console a fazer uso de cartuchos de memória ROM, enquanto as concorrentes utilizavam CD-ROM nos seus consoles. 
Star Fox 64
   Mas o cartucho apresentava uma vantagem em relação ao ROM, a velocidade de acesso, durabilidade e segurança, pois era impossível copiar um cartucho sem o equipamento correto. O ponto negativo era o alto custo de produção dos cartuchos e a capacidade de armazenamento menor, o que praticamente impossibilitava a utilização de arquivos de som e vídeos pré-gravados nos jogos.
   O console foi descontinuado em 2002, tendo seu último jogo o Mario Party 3, lançado na Europa em 2001. Enquanto nos EUA, o último jogo lançado foi Tony Hawk's Pro Skater 3, no ano de 2002.
   A Nintendo passou a usar mídias do GameCube, o GameCube Optical Disc e Mini DVD, com o diferencial que era mais difícil de piratear do que formatos tradicionais. Já o Wii entrou no mercado usando DVDs tradicionais.
   Outros títulos que também fizeram história foram o Doom 64, Star Fox 64, The Legend of Zelda: Majora's Mask, Pokémon Stadium e Pokémon Stadium 2 e Wave Race 64. 
Arte conceitual do remake The Legend Of Zelda: Marjora's Mask 3D

   Além das parcerias com a desenvolvedora Rare, agora pertencente ao grupo Microsoft, quando foram criados muitos outros clássicos como Perfect Dark, e Donkey Kong 64.
   Nos anos 90, a Nintendo dominava o mercado com o N64 juntamente com seu antecessor o Super Nintendo. Em termos gerais de vendas mundiais, o Nintendo 64 conseguiu ser o segundo console mais vendido de sua geração, vendendo um total de 32 milhões de unidades. Essas são apenas algumas das características que marcaram a história da indústria de games.

Se interessou pelo assunto? Então deixe seu comentário abaixo e compartilhe!

Deixe seu e-mail no campo "Inscreva-se!" no topo da página para receber as novidades por e-mail!

Nenhum comentário:

Postar um comentário