sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Doppelgänger, A Réplica Perfeita

   "Doppelgänger" se você é um viciado em vídeo games, é bem provável que já tenha ouvido esse nome. Essas criaturas possuem um espaço muito forte do mundo das aventuras digitais, pois a lenda por traz desse nome é muito bizarra!

Doppelgänger, A Réplica Perfeita

Imagem de Alucard, do jogo Castlevania Symphony Of The night

   Oriundo do folclore alemão, o Doppelgänger ficou famoso por sua principal habilidade: copiar todas as características de uma pessoa, das físicas as emocionais e nos mínimos detalhes. É aterrador imaginar que alguém pode estar por aí se passando por você e fazendo sabe lá o quê. Mas calma, os eventos evolvendo Doppelgängers dificilmente chegam a esse ponto, na maioria das vezes o avistamento dessas criaturas se da em situações simples do dia-a-dia, e quem vê dificilmente identifica que o que viu foi um ser sobrenatural. Vamos montar um exemplo para entendermos a situação: Você está na sala, jogando vídeo game, aí sua mãe chega e te pergunta se você limpou os chinelos antes de entrar em casa, você a questiona pois não entendeu a pergunta, e ela responde dizendo que acabou de te ver no quintal de casa e inclusive falou com você, mas você diz que não esteve no quintal, e ela insiste que te viu e falou sim com você. Esse tipo de situação é muito comum e sempre muito confusa, e de acordo com a lenda alemã, são situações onde a pessoa viu e falou com um Doppelgänger! Mas surgem perguntas nesse ponto: Quem são os Doppelgängers? O que acontece quando eles aparecem? Qual o seu propósito? Vamos saber mais sobre o assunto!

Etimologia e Observações

   O nome "Doppelgänger" é formado por duas palavras de origem alemã, são elas : Doppel (que significa duplo, réplica ou duplicata) e gänger (que significa andante, ambulante ou aquele que vaga).
   Agora que já sabemos a origem e significado do nome "Doppelgänger", nós estamos quase prontos para mergulharmos nessa lenda, mas antes disso é importante observar que a lenda do Doppelgänger não deve ser confundida com o fenômeno da bilocação, pois no caso do fenômeno, a pessoa está conscientemente em dois lugares ao mesmo tempo e tem total controle da situação, já com o Doppelgänger o buraco é mais em baixo! então chega de enrolação e vamos saber mais sobre o assunto!

Características e Habilidades

   A habilidade mais marcante de um Doppelgänger é a capacidade de assumir a forma de uma pessoa e imitá-la nos mínimos detalhes, porém essa é uma habilidade muito discutida, pois a maioria das correntes defendem que o Doppelgänger não é uma criatura, mas sim uma parte da vítima! Mas como assim? Vamos as teorias:

  • Quem são os Doppelgängers: Para muitos, o Doppelgänger é o perfeito oposto de cada um, ou seja, se a pessoa é muito boa, a "cópia" é muita má, e vice-versa. Ainda de acordo com essa teoria, o Doppelgänger pode se "manifestar" para atrapalhar a vida da pessoa, causando confusão ao aparecer para os outros, ou mesmo aparecendo para a própria pessoa e trabalhando como um poderoso influenciador, obviamente tentando levar a pessoa a pensar e agir de maneira totalmente oposto a qual é habituada.
    Uma outra corrente defende que os Doppelgängers sejam a própria alma das pessoas! Ou seja, se alguém viu sua alma por aí, algo deve estar errado! Vamos saber mais sobre isso no próximo tópico.
Representação artística de Doppelgängers roubando a energia vital de suas vítimas


  • Qual é o seu propósito: O verdadeiro propósito de um Doppelgänger também é muito obscuro, mas existe um padrão de acontecimentos que seguem a aparição dessas criaturas, e não é coisa boa! Vamos checar os tipos de aparições e suas consequências:
    1. Alguém viu seu Doppelgänger: É sempre um péssimo sinal! O avistamento do Doppelgänger de alguém próximo é sinal de que esta pessoa vai enfrentar grandes dificuldades, sejam físicas, financeiras ou emocionais. Se alguém viu você zanzando em algum lugar que você não esteve, fique atento!
    2. Você viu seu Doppelgänger: É, amigo, a coisa tá feia! A maioria dos relatos conhecidos de pessoas que viram o próprio Doppelgänger acaba em morte. A mais forte corrente defende que a "cópia" vista pela vítima é na verdade a própria alma que já está se afastando e deixando o corpo, partindo para o mundo astral, ou seja, a morte é eminente!


   De um modo geral, os Doppelgängers estão sempre ligados ao mal agouro, a desgraça. Eles trabalham, de certa forma, como anunciadores de algo, sejam uma mudança drástica na sua vida, ou o fim dela. Por esse motivo, muitas pessoas assimilam a existência dos Doppelgängers às Banze, mas eu não acredito que aja qualquer ligação entre as partes. A seguir veremos alguns relatos que corroboram a ligação entre a desgraça e os Doppelgängers.
Fã-arte de Link, do jogo The Legend Of Zelda, enfrentando seu Doppelgänger

Casos Famosos

   Existem diversos relatos de pessoas famosas que sofreram com suas "cópias", e é provável que estes relatos tenham sido um dos principais motores para a fama dos Doppelgänger sobreviver e se espalhar mundo a fora. A seguir vemos alguns dos mais famosos relatos:

John Donne: O poeta Inglês do século XVI, cujo trabalho muitas vezes tocou na metafísica, foi visitado pelo Doppelgänger de sua esposa (que estava grávida, na época)enquanto estava em Paris. O Doppelgänger carregava em seus braços uma criança recém nascida, e isso foi um presságio de grande tristeza. Pois naquele dia sua esposa deu a luz, mas a criança nasceu morta.
Guy de Maupassant: O Romancista e contista francês, alegou ter sido perseguido por seu Doppelgänger pouco tempo antes de sua morte. O caso, supostamente contado por ele, que mais repercutiu, foi a ocasião em que seu Doppelgänger entrou em eu quarto, sentou-se a sua frente e mandou que Guy escrevesse as palavras ditadas por ele. Dessa experiência surgiu seu conto "Lui".
Rainha Elizabeth I: A "Rainha Virgem" faleceu em seus aposentos, na Inglaterra, isso é fato, mas uma história curiosa se espalhou de boca em boca, nela é dito que a morte misteriosa da rainha aconteceu após ela ter entrado no quarto e se deparado com seu Doppelgänger deitado em sua cama! O choque foi tamanho que o coração da rainha não resistiu e ela faleceu. 
Abraham Lincoln: Um dia antes de sua morte, um doppelganger de Abraham Lincoln apareceu nos sonhos de sua esposa.
Emilie Sagée: O caso da professora francesa Emilie Sagee ficou conhecido mundialmente devido a uma de suas alunas, Julie von Guldenstubbe, filha do barão von Guldenstubbe, ter contado o relato do que presenciou em sala de aula ao escritor americano Robert Dale Owen. Em seu relado, a garota contou que a professora tinha uma "cópia" que a perseguia e imitava seus movimentos, além de aparecer e desaparecer misteriosamente na sala de aula, sob os olhos de todos os alunos. Foram diversos casos  em que o Doppelgänger de Emilie aparecia ao lado ou atrás da professora e minuciosamente imitava todos seus movimentos; em outras situações a professora estava em um canto da escola, enquanto sua "cópia" era vista em outro lugar. Emilie Sagée alegou nunca ter visto seu Doppelgänger, mas afirmava saber quanto a "cópia" apareceria, pois sentia-se fisicamente fraca, esgotada e, em muitas casos, sua pele ficava pálida.
Representação fotográfica de um Doppelgänger

   Infelizmente é impossível provar a veracidade desses casos, mas com certeza são boas lendas! Se você conhece alguma outra lenda sobre os Doppelgängers, deixe aí nos comentários!

Conclusão

    Não preciso entrar em detalhes para entender como a lenda do Doppelgänger cresceu e se espalhou tão facilmente pelo mundo tudo, pois a simples ideia de ter uma "cópia ambulante" já é aterradora! Com a popularização da lenda vieram inúmeras aparições da criatura na literatura e, posteriormente, com a modernização, o Doppelgänger conquistou um valioso espaço no mundo dos games, aparecendo com papel importante em grandes clássicos como Castlevania: Symphony Of  The Night, em Chrono Cross existe um personagem chamado Sprigg que possui uma habilidade chamada "Doppelgang" e seu efeito é transformar o personagem em monstros previamente derrotados por ele. A criatura também aparece no jogo Devil May Cry III, a criatura vem como um chefe e, após derrota-la, também será possível controlar o Doppelgänger, como se fosse uma sombra; além dos exemplos aqui citados, a criatura também aparece em inúmeros outros jogos, principalmente em RPGs, isso sem falar de grandes aparições de Doppelgängers em filmes e séries de TV, tais como "Buffy, A Caça Vampiros", de 1997, e também em "Diários de um Vampiro", iniciada em setembro de 2009.
Sprigg, personagem do jogo Chrono Cross, prestes a utilizar sua habilidade "Doppelgang"


Por hoje é isso, pessoal! O que vocês acharam dessa criatura bizarra? Falei alguma besteira? Se sim, me corrijam.
Deixe sua opinião aí nos comentários e compartilhe essa matéria com seus amigos!

Se você curtiu a ideia ou tem alguma sugestão, deixe aí nos comentários, ou colabore conosco nos enviando conteúdo e sugestões em: ytdragaobebado@gmail.com

Deixe seu e-mail no campo "Inscreva-se!" no topo da página para receber as novidades!




ATENÇÃO!

Este artigo é protegido pela lei de Direitos Autorais N° 9610 de 19 de fevereiro de 1998.

Nenhum comentário:

Postar um comentário