sábado, 8 de outubro de 2016

As Cinco Pandemias Que Mais Mataram na História


Texto por: Ana Elisa Ribeiro 

    Nos séculos passados, inúmeras doenças assombraram a população de diversas partes do mundo, e devido ao fato da medicina não ser avançada (e durante alguns períodos estar quase completamente estagnada) algumas dessas doenças tornaram-se pandemias devastadoras e chegaram a matar mais de 50 milhões de pessoas. Confira abaixo as cinco pandemias que mais mataram na história:


Gripe Espanhola


Pacientes infectados com a Gripe Espanhola, sendo tratados em um galpão

   Embora a doença tenha sido batizada com o nome "gripe espanhola", ela fez vítimas em praticamente todo o mundo. A Gripe Espanhola é transmitida através dos espirros e da saliva, o que proporciona muita facilidade de contaminação. Os sintomas mais comuns são dores pelo corpo e inchaço nas vias respiratórias. A epidemia ocorreu durante os anos de 1918 e 1919, e em apenas um ano causou cerca de 2 milhões de mortes.

Cólera


Ilustração de pacientes infectados por cólera, amontoados nas ruas durante a epidemia

    A cólera é uma doença transmitida através das bactérias das fezes humanas, e é devido a isso que sua incidência é extremamente alta em países pobres, onde as condições de saneamento básico são baixíssimas. Os sintomas são diarreia intensa e desidratação. Por ano, o número de mortes causadas por essa doença ultrapassa 130.000. Atualmente, a Cólera ainda é considerada uma pandemia.

Varíola


Fila para a vacinação contra a varíola em hospital no Bronx, bairro de Nova York, EUA, em 1947

    A varíola é uma doença transmitida através do vírus Poxvirus Variolae, e tem como principais sintomas dores na cabeça e costas, bolhas purulentas pelo corpo e hemorragia através da pele. Na Europa, durante o século XVIII, houve uma pandemia de varíola que matou cerca de 60 milhões de pessoas.

Peste Negra


Quadro de Pieter Bruegel (1562) intitulado "O Triunfo da Morte", representa o caos causado pelas epidemias da Peste Negra

    A Peste Negra, também conhecida como Peste Bubônica, é causada pela bactéria Yersina Pestis e transmitida aos humanos através de pulgas e roedores. Entre os sintomas estão: inchaços (que podem crescer como uma maçã) na virilha e axilas, e manchas negras pela pele. No século XIV, a Peste Negra causou a morte de 75 milhões de pessoas em toda Europa.

Tuberculose


Radiografia de um paciente com Tuberculose em estado avançado

    A tuberculose talvez seja a mais antiga entre as doenças dessa lista, pois foram achadods esqueletos com indícios de tuberculose datados de 7000 anos atrás. A doença é causada pelo Mycobacterium Tuberculosis, e trasmitida de pessoa para pessoa através do ar. Alguns dos sintomas são: palidez, falta de apetite, febre, tosse contínua e fraqueza. O número de mortes por tuberculose desde 1800 até os dias atuais gira em torno de um bilhão de pessoas.


Por hoje é isso, pessoal! O que vocês acharam da lista? Falei alguma besteira? Se sim, me corrijam.
Deixe sua opinião aí nos comentários e compartilhe essa matéria com seus amigos!

Se você curtiu a ideia ou tem alguma sugestão, deixe aí nos comentários, ou colabore conosco nos enviando conteúdo e sugestões em: ytdragaobebado@gmail.com

Deixe seu e-mail no campo "Inscreva-se!" no topo da página para receber as novidades!




ATENÇÃO!

Este artigo é protegido pela lei de Direitos Autorais N° 9610 de 19 de fevereiro de 1998.
A reprodução total ou parcial deste artigo, para fins comerciais ou não e em qualquer meio de comunicação, sem a prévia autorização do autor, está sujeita as medidas legais e disputas por apropriação intelectual. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário