quarta-feira, 12 de outubro de 2016

Fadas - Leprechaun, O Sapateiro das Fadas

   A mitologia irlandesa é o conjunto de obras épicas mais completo entre todos os que remontam ao povo celta. Após a dominação cristã, seu conteúdo não sobreviveu por completo, mas o que restou é suficiente para entendermos de seus deuses e costumes, e além disso, sobreviveu também uma enorme série de contos de fadas (os verdadeiros contos de fadas). É fato que muitos desses contos sofreram alterações ao longo dos séculos e hoje é possível encontrar inúmeras versões diferentes de um mesmo conto pela internet. Isso ocorreu porque, após o domínio cristão, o pouco que restou da mitologia irlandesa perpetuou apenas como uma forma de literatura tradicional e não mais como algo sagrado.
   Hoje falaremos de um dos seres mais famosos da mitologia irlandesa, o Leprechaun, aquele simpático duende verde que todo mundo conhece.

Leprechaun, O Sapateiro das Fadas

Ilustração de um Leprechaun trabalhando em um sapato

   O Leprechaun é um dos mitos mais tradicionais da Irlanda. Com certeza você já ouviu algumas histórias sobre aquele duende ruivo, que usa roupas verdes, chapéu e sapatos com fivelas douradas e que esconde um pote de ouro no fim do arco-íris; estou errado?
   Hoje conheceremos esse mito de um modo mais profundo, entenderemos como surgem essas criaturas, seus costumes, características e todos os estereótipos que o mito carrega. Preparados? Então vamos saber mais sobre o assunto.

Características e Habilidades

   O Leprechaun é uma das personificações mais famosas das fadas no mundo físico. Sua aparência é sempre descrita de maneira muito similar em todos os cantos do mundo: um homenzinho ruivo que mede entre 30 e 50 centímetros, com roupas em tom verde e sapatos de fivela. A versão mais famosa da lenda do Leprechaun aponta que a criatura seja um sapateiro de ofício. Segundo as lendas, o duende irlandês passa a maior parte do ano trabalhando em um único par de sapatos, que virão a ser usados por outras fadas. Os sapatos produzidos pelo Leprechaun são feitos apenas de produtos naturais, tais como flores e gotas de orvalho.
   Talvez a lenda do Leprechaun tenha se tornado mundialmente famosa por um único motivo: o pote de ouro! Segundo as lendas, todo duende irlandês tem um apreço muito grande pelas riquezas, e graças a seu duro trabalho e avareza, eles reúnem grandes fortunas ao longo da vida, as quais são armazenadas em potes que são guardados no fim de um arco-íris. Por motivos óbvios, todo mundo quer encontrar um Leprechaun, e isso os tornou distantes da humanidade. Quando um Leprechaun vê um humano ele faz de tudo para fugir, e caso ele tenha visto o humano antes de ser visto, ele pode se tornar invisível aos olhos do mesmo.
Ilustração do pote de ouro no fim do arco-íris
   Diferente da maioria das fadas, o Leprechaun é fruto do acasalamento entre um ser maligno e uma fada degenerada, isso o torna um ser não totalmente bom ou mal, assim como não é nem espiritual e nem carnal. Por esses motivos, os Leprechaun podem transitar entre nós usando disfarces mágicos. Seu truque mais conhecido é o da moeda de prata, que funciona assim: O Leprechaun vem ao nosso mundo, vai a algum mercado e compra tudo o que precisa, paga a conta com sua preciosíssima moeda de prata e após finalizada a transação, a moeda retorna ao seu bolso. Além das vantagens de viver entre os planos carnal e astral, o Leprechaun enfrenta dificuldades pelo mesmo motivo. Como dito anteriormente, todo mundo quer capturar um Leprechaun e encontrar seu ouro, mas isso só é possível porque a criatura é metade carnal, e isso possibilita o toque e até mesmo a agressão. Por terem medo do que o humano pode fazer ao capturá-lo, o Leprechaun lhe concede três desejos, e obviamente, a fortuna da pobre fada sempre vai por água a baixo nessa ocasião.

   Além de ser uma criatura muito dedicada e trabalhadora, o Leprechaun, quando irritado, possui uma forte tendência à vingança. Na maioria das vezes em que é irritado, ele acaba mostrando seu lado obscuro, totalmente oposto ao sorriso simpático do seu dia-a-dia, sendo capaz de depredar a propriedade de seu opressor, ou até mesmo de ferir a pessoa. Por serem criaturas muito solitárias, os Leprechaun acabam desenvolvendo tanto práticas educadas e hospitaleiras como extremamente violentas e cruéis.
   Apesar de aparência simpática do Leprechaun ser absoluta no mundo todo, é muito difícil que essa seja a aparência originalmente atribuída a criatura, pois essa versão dos Leprechaun surgiu a partir de sátiras feitas contra os rebeldes da Irlanda do Norte, entres os séculos XIX e XX
Ilustração antiga de um Cluricaun, uma possível face de um Leprechaun em determinadas épocas do ano

   Nas horas vagas, os Leprechaun tem o costume de se enfiar em adegas de vinho e beber até não pararem em pé. Essa face alcóolatra dos Leprechaun fez com que surgisse uma confusão entre os mitos dele e de um outro duende, chamado Cluricaun, uma criatura que, basicamente, só bebe a vida inteira. Assim como o Leprechaun, os Cluricauns também são seres solitários e que podem ser tanto solidários com humanos, quanto vingativos e violentos. Muitas correntes defendem que os Cluricauns sejam os próprios Leprechaun em momentos de lazer, ou em específicas épocas do ano.

Origem do Mito

Os Leprechaun costumam viver sozinhos em florestas ou bosques

   Assim como a maioria dos elementos da mitologia celta, é quase impossível acertar a idade ou origem de um mito, pois as tradições orais foram quase totalmente abandonadas e pouco foi documentado. Porém, durante minhas pesquisas, notei que a etimologia para Leprechaun aponta para origens interessantes, conforme conferimos abaixo:
   Segundo os estudiosos, o nome Leprechaun pode ter surgido de três palavras gaélicas distintas: Luacharma'n (meio corpo), Leith Brogan (Sapateiro) ou Luch-Chromain (Pequeno "Lug" corcunda). Com base na etimologia, podemos levantar excelentes hipóteses sobre a origem dos Leprechaun, então vamos à elas: Como pode ser notado nas primeiras duas hipóteses, um nome se refere à baixíssima estatura do homenzinho e o segundo à sua profissão, isso já é obvio, mas a terceira hipóteses reserva o possível desfecho do mistério. Você deve estar se perguntando sobre o que diabos é um "pequeno Lug corcunda", relaxa que eu vou explicar.

Pintura intitulada "A Lança Mágica de Lugh"
   Lug é um dos mais famosos e poderosos deuses da guerra na mitologia celta. O deus Lug é descrito como um homem jovem, de aparência atlética e sempre armado com uma lança de arremesso. Assim como é muito famoso e foi muito venerado nos períodos anteriores ao cristianismo, o mito do poderoso Lug também foi muito difundido ao longo da Idade Média até os dias atuais. E uma coisa não é mistério pra ninguém: se uma história começa a ser muito difundida, vai rolar um "telefone sem fio" e muita coisa vai sendo alterada, a gente nem se quer tem certeza se os celtas veneravam mesmo um deus com essas exatas características. Pensando nisso, não é difícil imaginar que em algum momento da história, provavelmente durante a idade média, os irlandeses, que já haviam se tornado cristãos, pudessem ter diminuído os deuses de seus ancestrais, e de alguma chacota tenha surgido a lenda de que Lug, antes um poderoso deus da guerra, agora fosse "pequeno" diante do deus cristão, e humilde como um sapateiro. Essa teoria pode parecer um exagero, mas faz muito sentido se você tentar olhar com os olhos de um irlandês que viveu os terrores impostos pela igreja durante a Idade Média, "agradar a deus" era tudo o que restava para um povo oprimido e quase escravizado, e eles tentavam o fazer de todas as formas, até mesmo insultando os deuses de seus ancestrais e de outras religiões pagãs, um costume que lamentavelmente se mantem forte até os dias atuais.

Conclusão

   Assim como todos já sabem, o Leprechaun se tornou um dos mais fortes símbolos da Irlanda, e também um dos mitos celtas mais difundidos no mundo todo. O impacto cultural do Leprechaun é quase único, é impossível pensar em Irlanda sem pensar em homenzinhos de roupas verdes.

O Leprechaun de Notre Dame, símbolo da equipe esportiva Notre Dame Fighting Irish, da Universidade de Notre Dame, localizada em Indiana, Estados Unidos


   A cultura pop mundial absorveu muito bem esse mito, sendo muito fácil encontrar referências a essas criaturas em filmes, livros, histórias em quadrinhos, animações, jogos e etc. Uma das versões mais fieis dos Leprechaun na cultura pop está no RPG de mesa Changeling, O Sonhar, de Mark Hein Hagen, no game é possível interpretar um Leprechaun e viver o sonho de possuir todas as suas habilidades.
Capa da edição de vigésimo aniversário do RPG Changeling, O Sonhar
   É, pessoal, assim como inúmeros outros mitos, a maior parte das raízes culturais foram perdidas Arrancadas pelo cristianismo!, mas com boas pesquisas a gente consegue chegar à muita coisa, e é muito interessante ver o quanto um mito reflete a história de um determinado local, e esse é foco desse blog, trazer o conteúdo como um estudo e entender a história que cada mito conta sobre seu povo.

Por hoje é isso, pessoal! Espero que vocês tenham gostado. Se falei alguma besteira, por favor, me corrijam. Deixe sua opinião aí nos comentários e compartilhe essa matéria com seus amigos!

Se você curtiu a ideia ou tem alguma sugestão, deixe aí nos comentários, ou colabore conosco nos enviando conteúdo e sugestões em: ytdragaobebado@gmail.com

Deixe seu e-mail no campo "Inscreva-se!" no topo da página para receber as novidades!




ATENÇÃO!

Este artigo é protegido pela lei de Direitos Autorais N° 9610 de 19 de fevereiro de 1998.
A reprodução total ou parcial deste artigo, para fins comerciais ou não e em qualquer meio de comunicação, sem a prévia autorização do autor, está sujeita as medidas legais e disputas por apropriação intelectual. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário