segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Mitologia Brasileira - O Arranca-Línguas

   A mitologia brasileira é repleta de histórias incríveis e únicas que provém dos ancestrais indígenas dessas terras. Mas além de tudo o que já provém de nosso povo nativo, possuímos também inúmeras adaptações de contos e mitos estrangeiros, principalmente africanos e europeus. Graças a toda essa osmose cultural existente no Brasil, hoje nós podemos nos orgulhar de termos um dos mais belos conjuntos de literatura oral de todo o mundo.
   Nessa série de publicações nós visamos reunir o maior número de conteúdos relacionados a nossa rica mitologia. E já aproveito para lembrar, se você tiver qualquer sugestão, é só nos enviar que atenderemos com prazer.
   Sem mais enrolação, vamos ao que interessa:

O Arranca-Línguas

Ilustração moderna de um Arranca-Línguas
   A lenda do Arranca-Línguas surgiu na região centro-oeste do Brasil. Suas raízes se tornaram tão fortes que até hoje alguns nativos daquela região discutem o assunto em tom de absoluta verdade, pois essa criatura espalhou terror e sofrimento naquela região. Tudo se passou em meados do século passado, então antes de falarmos da criatura em sim, precisamos entender um pouco da realidade vivida naquela época, então vamos à alguns conceitos básicos: 1- Não existia internet. 2 - Praticamente não existia informação. 3- A maior parte das autoridades não dava a devida atenção a população e ainda não dão. 4- Nem todos tinham acesso a boa medicina, quem dirá os animais. Seguindo esses quatro conceitos como base, já podemos começar a falar da criatura!
   O Arranca-Línguas é uma criatura monstruosa que, como o nome sugere, se alimenta da língua de suas vítimas, sejam elas animais ou humanos. As lendas dizem que a criatura era parecida com um gorila enorme, e que ela costuma andar carregando sempre uma língua em uma de suas mãos!porra! Essa criatura pra lá de bizarra espalhou muito terror entre a população do centro-oeste brasileiro, principalmente os goianos, mas ao longo dessa matéria as coisas vão se explicando. Ficou curioso? Então vamos saber mais do assunto!

Características e Habilidades


   Segundo relatos de supostas vítimas de ataques agressivos do Arranca-Línguas, a criatura possuí um porte físico muito próximo ao de um gorila, porém ainda mais alta e com uma postura muito mais humanoide. Algumas das supostas vítimas até chegaram a dizer que a criatura era um tipo de homem muito alto e com o corpo totalmente coberto de pelos.
Ilustração moderna de um Arranca-Línguas
   As lendas dizem que o Arranca-Línguas é uma espécie de espírito humano preso a uma sina. A mais famosa versão dessa lenda conta o seguinte: Um ladrão de gados estava se esgueirando pela mata, a fim de entrar em alguma propriedade privada e, obviamente, roubar gado. No meio do caminho o ladrão foi surpreendido pela figura aterrorizante do Arranca-Línguas, que por algum motivo não o atacou de imediato. O ladrão, percebendo que a criatura não pretendia arrancar-lhe a vida, sacou sua arma e apontou para a criatura. Nesse momento o Arranca-Línguas lhe pediu que não atirasse, pois se o fizesse seria condenado a arrancar línguas assim como ele. O ladrão questionou a criatura, querendo saber o porque disso acontecer e quem ela era. A criatura respondeu dizendo que, em vida, havia sido um ladrão de gado como ele, e após a morte fora condenado a castigar esse tipo de malfeitor, e se alguém o "matasse" teria de cumprir a sina em seu lugar.
   O Arranca-Línguas, segundo as lendas, é uma criatura que possui capacidades físicas incríveis, pois mesmo sendo tão alto e forte, o que atribui muito peso, a criatura também é descrita como detentora de uma velocidade incrível.
   Os ataques do Arranca-Línguas eram sempre feitos no período da noite, quando suas vítimas estavam dormindo e, consequentemente, mais vulneráveis. As lendas contam que a criatura agarrava a cabeça dos animais, abria suas bocas e com as próprias mãos arrancava suas línguas, das quais se alimentava.


Origem do Mito

   Para nossa infelicidade, o Arranca-Línguas é um mito de origem puramente brasileira, e como se não bastasse, sua história tem um teor bastante mórbido e até mesmo triste. Como vocês já devem estar imaginando, não tinham ninguém andando por aí e arrancando a língua dos pobres animais, na real a coisa era bem mais feia. Pra não dramatizar demais a situação e tentar manter o foco, que é a informação, eu separei a história desse mito em tópicos, de maneira direta, vamos aos fatos:

  • 1921, Goiás: No ano de 1921, a pecuária já era a principal fonte de renda do estado de Goiás, mas tudo começou a desmoronar por lá quando grande parte do gado e outras criações começaram a amanhecer mortos. Os proprietários de terra encontraram um padrão nos animais mortos em todas as fazendas: eles estavam sem a língua! A partir daí as lendas começaram a surgir e lentamente foram se espalhando pelas vastas terras do estado de Goiás.

  • 1929, Centro-Oeste: Nos altos de 1929, a praga que atingia Goiás já havia se espalhado por todo o centro-oeste brasileiro. No mesmo passo que animais morriam sem as línguas, a lenda do Arranca-Línguas espalhava o medo entre toda a população, pecuaristas ou não.

  • 1935, Febre Aftosa: Entre os anos de 1929 e 1935, a população já estava desesperada pelo apoio das autoridades, e mediante a uma perda tão grande de animais e, consequentemente, queda na economia local, os órgãos competes começaram a agir. Eu não encontrei uma data correta, mas durante esse período os especialistas descobriram que o que estava matando os animais não era o mítico Arranca-Línguas, mas sim um surto de Febre Aftosa. A doença enchia de aftas a língua dos animais, a dor, stress e agonia causados aos pobres animais era tão grande que para se livrar delas, eles acabavam arrancando a própria língua, mutilando-as com mordidas, e acabavam falecendo por hemorragia. A endemia que assolava a região foi finalmente controlada no ano de 1935, e a lenda do Arranca-Línguas foi lentamente perdendo suas forças, até se tornar uma daquelas histórias que seu avô conta.

Conclusão

Ilustração moderna de um Arranca-Línguas

   É pessoal, infelizmente a história por traz dessa lenda é realmente muito feia, mas estamos aqui para trazer informação. A lenda do Arranca-Línguas é um exemplo perfeito de como coisas simples se tornam grandes mitos no imaginário humano, por ser uma lenda baseada em fatos "recentes" foi possível desvendar as raízes de sua criação. Imagina que bacana descobrir como surgiu cada mito ao redor do mundo? Acabaria a magia, eu sei
   Bom, pessoal, eu não encontrei nenhuma referência ao Arranca-Línguas em livros, jogos, animações ou filmes, apenas livros que documentam sua história, mas quem sabe a gente ainda não vê uma criatura com essas características em algum canto por aí, não é mesmo?

Obs.: Eu não encontrei nada documentando esta endemia como um legítimo surto de Febre Aftosa, entretanto o surto que atingiu aqueles animais apresentava os mesmo sintomas. Caso alguém encontre um registro, peço que por gentileza compartilhe conosco. Caso encontrem alguma prova que aponte que não era Febre Aftosa, será muito bem-vindo que compartilhem conosco também!

Por hoje é isso, pessoal! Espero que vocês tenham gostado. Se falei alguma besteira, por favor, me corrijam. Deixe sua opinião aí nos comentários e compartilhe essa matéria com seus amigos!

Se você curtiu a ideia ou tem alguma sugestão, deixe aí nos comentários, ou colabore conosco nos enviando conteúdo e sugestões em: ytdragaobebado@gmail.com

Deixe seu e-mail no campo "Inscreva-se!" no topo da página para receber as novidades!




ATENÇÃO!

Este artigo é protegido pela lei de Direitos Autorais N° 9610 de 19 de fevereiro de 1998.
A reprodução total ou parcial deste artigo, para fins comerciais ou não e em qualquer meio de comunicação, sem a prévia autorização do autor, está sujeita as medidas legais e disputas por apropriação intelectual. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário