segunda-feira, 25 de dezembro de 2017

Krampus, O Companheiro do Papai Noel

   Talvez você nunca tenha ouvido falar dele. Krampus, por muitas vezes chamado de "companheiro do Papai Noel", "o lado obscuro do natal", "o demônio do natal" e muitos outros nomes ruins, é, na verdade, uma entidade muito antiga de crenças dos alpes europeus. Muito mais antigo do que o próprio Papai Noel, Krampus é o companheiro de São Nicolau, que vinha sempre as vésperas do natal para punir as crianças que não se comportaram bem!


   Arrepiante, não? Então vamos saber mais sobre essa criatura!

Características e Habilidades

   Como falamos na introdução, o papel do Krampus, nas vésperas de natal, era punir as crianças malvadas que não tiveram um bom comportamento ao longo do ano. Além disso, essa lenda é antiga pra caramba, então se prepare para imagens fortes! Ta bom, não são fortes, só são feias mesmo.

   As características físicas de Krampus são muito mais marcantes do que as do próprio São Nicolau, isso porque a idealização dessa criatura se deu justamente para atingir o psicológico das crianças e torná-las comportadas de um jeito ou de outro. Ao contrário do bom velhinho, Krampus não é humano, ele possui uma língua enorme, seu corpo é coberto por pelos, possui patas de bode de lugar de suas pernas, orelhas compridas e pontudas e um belo par de chifres! Nas costas Krampus leva um cesto para carregar as crianças ruins. Em sua mão direita leva um feixe de galhos, com o qual castiga as crianças. Em sua mão direita carrega grandes correntes que se arrastam quando ele anda.
Krampus está sempre associado a São Nicolau. Na imagem vemos ambos juntos visitando a casa de uma família. As crianças estão assustadas, mas é notável que nem os pais da criança ou São Nicolau mostram reprovação aos atos de Krampus, pois a criança fez por merecer.

   Existem pequenas diferenças entre umas ilustrações e outras, em algumas krampus arrasta as correntes, em outras elas estão presas em seus braços, assim como em algumas ele não possui as orelhas pontudas, em algumas se veste com roupas normais da época e etc.

Origem do Mito

   Não sabemos ao ceto quando surgiu essa lenda, mas sabemos de onde ela vem: a lenda é originária dos alpes europeus, sendo muito forte na Áustria, Alemanha, Hungria e Croácia. Para entendermos mais sobre sua origem precisamos voltar centenas de anos no passado, quando não existia a figura de papai noel, e sim a de São Nicolau. O dia da comemoração de natal era 06 de dezembro (dia de São Nicolau) e o dia de Krampus era 05 de dezembro, o temido dia onde Krampus vinha sequestrar e punir as crianças que não se comportaram bem.
   Nos dias atuais, muitas pessoas tentam trazer o Krampus para outras culturas, isso porque a figura do Papai Noel só surgiu no século 19, nas Américas, e bom velhinho trouxe consigo os deveres não somente de São Nicolau, mas também os de Krampus. Em muitas regiões é difundida a lenda de que se a criança se comporta mau, o Papai Noel vem e deixa de presente para ela um saco de carvão. Apesar de ser uma "punição" muito leve, ainda é uma façanha que, para muitos, denigre a imagem do bom velhinho.
   Mesmo após a criação do Papai Noel, a lenda de Krampus se manteve forte por quase um século a frente, e só em 1969, quando a Igreja Católica retirou de seu calendário comemorativo o dia 06 de dezembro, foi que a lenda perdeu força pelo mundo, até voltar a ser mais restrita aos alpes europeus.

Krampusnacht, A noite de Krampus

   Apesar do "abatimento da lenda" algumas festividades continuam acontecendo em alguns lugares da Europa. Krampusnacht, a noite de Krampus, é uma festa que ocorre no dia 05 de dezembro, mantendo a data tradicional, onde muitos homens se vestem com peles de carneiro, horríveis mascaras de madeiras, e muitos carregam correntes e galhos, e saem pela cidade alarmando qualquer criança que veem sobre o que vai acontecer se elas se comportarem mau. em outros casos os homens apenas desfilam pela cidade seguindo um outro homem vestido de são nicolau.
Homens vestidos de Krampus, desfilando ao lado de São Nicolau.
São Nicolau e muitos Krampus ao seu redor.
Máscara de madeira foda pra caralho de Krampus.

   Além das fantasias e desfiles, outro costume muito comum nas festividades que cercam essa data é a troca de cartões de natal temáticos. Na maioria das vezes os cartões seguem o mesmo conceito, apresentando imagens de Krampus e São Nicolau, aos moldes de pinturas muito antigas, acompanhada de frases como : "Gruss vom Krampus" (Saudações de Krampus) ou "Brav Sein!" (Comporte-se!).
  É tradição que na parte interna desses cartões tenham mensagens engraçadas.
Cartão com a frase "Saudações de Krampus"
Krampus e São Nicolau juntos em um cartão.
Novamente vemos a frase "Saudações de Krampus".
   Houveram muitas tentativas de trazer o Krampus para a cultura popular, inclusive através de filmes, os quais não recomendo em hipótese alguma, pois todos os filmes que eu já assisti sobre o tema são incrivelmente ruins. Se alguém souber de um filme bom do Krampus, por favor, recomende pra gente.


Conclusão

   Assim como São Nicolau foi substituído por uma figura comercialmente mais interessante, Krampus foi excluído dos "novos contos de natal" justamente por não ser nada interessante para o mercado. Imagine, em pleno século 19, em um país cristão, a mídia divulgando imagens e histórias para crianças onde o protagonista é um "demônio" horrendo que castiga os que não se comportam bem. Não daria certo, seria o famoso "tiro no pé".
   A mudança das datas e do próprio São Nicolau já são assuntos para outras matérias, pois envolvem relações de interesses comerciais e até mesmo a relação entre cristianismo e paganismo. 

   Então é isso aí! Espero que tenham gostado, e obrigado por ler até aqui! Mas e você, o que acha dessa história toda? Deixe sua opinião aí nos comentários e compartilhe essa matéria com os seus amigos!

Se você curtiu a ideia ou tem alguma sugestão, deixe aí nos comentários, ou colabore conosco nos enviando conteúdo e sugestões em: ytdragaobebado@gmail.com

Deixe seu e-mail no campo "Inscreva-se!" no topo da página para receber as novidades!




ATENÇÃO!

Este artigo é protegido pela lei de Direitos Autorais N° 9610 de 19 de fevereiro de 1998.
A reprodução total ou parcial deste artigo, para fins comerciais ou não e em qualquer meio de comunicação, sem a prévia autorização do autor, está sujeita as medidas legais e disputas por apropriação intelectual. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário